ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

A agricultura nasceu para obtermos tecido e comida

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 07/12/2021 06:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Hoje temos amnésia têxtil porque vivemos na abundância de tecidos. Podemos pensar nas roupas, na moda, mas não pensamos nos tecidos. Também há poucos que sabem que a agricultura não nasceu na Mesopotâmia apenas para termos trigo, para nos alimentar, mas, ao mesmo tempo, domamos o algodão, para nos vestir.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

100 horas para fazer uma calça jeans.

Ao longo da história humana os tecidos eram muito valiosos porque custavam muito tempo para criá-los. Antes da Revolução Industrial, o algodão necessário para fazer uma só calça jeans custava algo como 100 horas de trabalho das fiandeiras mais velozes do mundo. Isto provocava uma escassez que outorgava grande valor aos tecidos, inclusive aos mais simples e mal feitos. Hoje, o que interessa, nessa indústria, é conseguir tecidos ambientalmente cuidadosos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quando todas as mulheres teciam.

Na história da humanidade, as mulheres são mostradas fiando. Na maioria das imagens da Virgem Maria mais antigas, ela aparece fiando. No lado oposto da pureza, as imagens das primeiras prostitutas gregas também são de mulheres fiando. Elas fiavam o tempo todo. Fiar era uma das três grandes atividades econômicas da sociedade, junto com a agricultura e o comércio. Sem as mulheres não existiriam tecidos. Elas começam a luta pela independência, fiando, tecendo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As primeiras indústrias surgiram no norte da Itália.

Conhecer a história dos tecidos é também conhecer a verdadeira história da Revolução Industrial. No norte da Itália, no século XV, existiam muitas fábricas movidas pela força da água. Eram grandes, ocupavam vários andares. Produziam algo inimaginável: tecidos de seda. Haviam roubado o bicho da seda da China. E construíram as primeiras fábricas, muito séculos antes dos ingleses. Eram muito sofisticadas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Da Vinci e uma chinesa.

Havia turnos de trabalho para os trabalhadores. As máquinas trabalhavam 24 horas por dia e 7 dias por semana. Nunca paravam. Em pleno Renascimento, Leonardo da Vinci aportou algo decisivo para a riqueza daquela região e do mundo: inventou as primeiras lançadeiras de teares de seda. As demais máquinas para tecer foram inventadas há 2.500'anos por uma chinesa que não se conhece o nome.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O pioneiro da microbiologia foi um italiano e não Pasteur.

Ouviu falar em Agostino Bassi? Esse italiano estava alguns anos à frente de Louis Pasteur na descoberta da microbiologia. E essa é uma das grandes histórias dos tecidos. Foi Bassi que pensou pela primeira vez em enfermidades infecciosas. Bassi investigou porque morriam os vermes da seda. Foi assim que descobriu que isolando os vermes doentes, as enfermidades não se propagavam. Bassi é muito menos famoso que Pasteur e não conseguiu financiamento para levar suas pesquisas para os humanos. Morreu deprimido por esse motivo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tecido que regula temperatura.

O Vale do Silício e as principais empresas de alta tecnologia procuram criar tecidos que nos esfriem no calor e nos aqueçam no frio. Atualmente, essas são as pesquisas de ponta no setor têxtil. A grande preocupação é contribuir com a luta ambiental. Criando esse tipo de tecido, deixaremos de usar aparelhos de ar condicionado e de calefação. Essas pesquisas, como todas dessas empresas, são altamente sigilosas. Mas o pouco que se sabe é que estão se aproximando de um tecido térmico. Será o fim dos aparelhos coreanos (todos são) de ar condicionado e de calefação?

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário