ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

A Nação das Plantas. Encher de plantas as salas de aula

Mário Sérgio Lorenzetto | 14/07/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No Natal de 1968, a missão Apolo 8 colocou um módulo tripulado em órbita ao redor da Lua pela primeira vez na história. Anders, Borman e Lovell foram os primeiros mortais que tiveram a sorte de observar embasbacados o espetáculo da aparição da Terra. Anders tirou uma fotografia que se converteria em um dos emblemas da história recente da humanidade: a do amanhecer terrestre visto da Lua. Um mundo azul e verde, com umas nuvens brancas que se estendem delicadamente por toda a superfície.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

É a vegetação, querida.

A foto intitulada "Saída da Terra" mudou para sempre nossas ideias. Vivemos em um planeta de beleza majestosa, mas frágil e delicado. Uma ilha de cor e vida em meio a um universo vazio e escuro. Um planeta verde devido à vegetação, azul pela água e branco pelas nuvens. Essas três cores são os sinais distintivos da Terra. Nenhuma delas existiria se não fossem os vegetais.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

85% da biomassa da Terra.

Apenas um dado para demonstrar o tamanho da importância das plantas: elas representam 85% da biomassa do nosso planeta, os animais representam apenas 0,3%. Sem elas, os animais não existiriam. Talvez nem sequer haveria vida. A maior potência planetária não é a China e nem os Estados Unidos. A Nação das Plantas é a única, autêntica, e eterna potência planetária.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Sem plantas, seríamos rocha.

Sem as plantas teríamos uma imagem parecida à de Marte e Vênus: uma esfera de rocha estéril. São elas que formaram literalmente nosso planeta e das quais todos os animais - incluído o ser humano - dependem. Mas temos uma escassa consciência e estima pelo mundo vegetal. Não entendemos que elas compartilham origens, costumes, história, organização e objetivo. Elas são uma Nação real, não arbitrada por um humano qualquer.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Encham de plantas.

O ser humano é muito jovem. Estamos aqui há apenas 300 mil anos. A média de vida de muitas plantas é de 5 milhões de anos. E todos os dados afirma que não conseguiremos ultrapassar outros 10 mil anos. E elas nos ajudam além da imaginação. Na Noruega fizeram uma experiência. Durante dois anos encheram de plantas uma das salas de aula de uma escola. Compararam com as sem plantas. Na sala com plantas, as notas eram 30% mais altas e tiveram 45% a menos de crianças enfermas. A socialização era muito melhor. Sumiu o assédio escolar. Desapareceu o bullying.

Nos siga no Google Notícias