ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  18    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

A polícia da carne: quantos quilos consumimos realmente?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 18/05/2025 08:40
A polícia da carne: quantos quilos consumimos realmente?

Quando dizemos que consumimos “carne demais”, o que você imagina? Muitos evocam a imagem de um gigantesco bife no prato em todos as refeições. Mesmo aqueles que tendem a concordar que a carne constitui uma parte natural da dieta humana costumam dizer que estamos comendo demais. Afinal, quem decide qual é a quantidade apropriada de carne? Existe uma policia da carne?


A polícia da carne: quantos quilos consumimos realmente?

Ovo é carne?

Vamos começar pela definição de “carne“. Quando as pessoas dizem tal palavra, quase sempre estão se referindo à carne bovina. Por alguma razão inexplicável, costumamos separar os animais em diferentes categorias - frutos do mar, aves, carne vermelha… Muitos afirmam que não comem carne, mas consomem frango, peixe ou ovos. No entanto, sendo bem sincero, todas as proteínas animais são basicamente as mesmas. Poderíamos chamá-las todas de carne, ainda que ninguém aceitaria ovo como tal. O que importa é que são proteínas animais.


A polícia da carne: quantos quilos consumimos realmente?

Então, quanta carne consumimos.

Recente pesquisa nos trouxe o numero de 103 quilos de carne por ano para cada brasileiro. Fica difícil discutir que abusamos do consumo de carne diante desse 103 quilos. Mas de onde vem esse número? Ele, em verdade, representa o numero de “disponibilidade de carne” o que engloba toda a carne produzida industrialmente, incluindo pele, pescoço, órgãos do frango e, no caso da carne bovina, muita gordura e outras partes que não chegam às nossas geladeiras ou aos nossos pratos. O numero ajustado de consumo de carne anual, correto, é muito menor, aproximadamente um tanto mais que 40 quilos.


A polícia da carne: quantos quilos consumimos realmente?

Fazendo as contas de um boi de 500 quilos.

Um boi de quinhentos quilos, me dizem alguns dos melhores gerentes de frigorífico, produz cerca de 225 quilos de cortes de carne moída, lombo, alcatra, maminha…- enfim, de carne de consumo, de cortes vendidos no varejo. Me explicam que devemos considerar a perda que ocorre entre o açougueiro e nossa casa. Há outra conta a ser subtraída que não costumamos pensar: a perda de água quando se cozinha a carne. Por ultimo, mas muito importante, com um percentual significativo nesses 500 quilos do boi, vem as rações de cães e gatos. Um estudo demonstrou que se cães e gatos tivessem o seu próprio país, este ocuparia o quinto lugar no consumo de carne. Portanto, na realidade, não estamos comendo nem perto dos tais 103 quilos anuais de carne por pessoa. Ninguém sabe o numero certo, mas ele é próximo dos 40 quilos anuais.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias