ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Adiamento da segunda dose da vacina acarretará riscos

Mário Sérgio Lorenzetto | 18/01/2021 06:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As empresas farmacêuticas estão enfrentando desafios para aumentar a produção das vacinas e os governantes estão com o desafio logístico de fazer com que elas cheguem aos braços das populações. Só Israel, Emirados Árabes e Barhein apresentam bons resultados. Os demais países que iniciaram vacinações estão com baixíssimos percentuais de imunização. Frente a essa realidade - esperada - o governo britânico inventou a "saída band-aid", tampar o "buraco" da crise para que não cresça. Está atrasando a aplicação da segunda dose em até 12 semanas, quando o recomendado é de 3 a 4 semanas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Só como foram testadas, diz FDA.

Um Estados Unidos estão contando com um décimo das 300 milhões de doses prometidas para janeiro. A Pfizer não está conseguindo obter os resultados na produção que havia garantido quando assinou o contrato. Prometeu, mas não entregou. No entanto, a Food and Drug Administration (FDA) lembrou a comunidade médica da importância de receber as duas doses da vacina de acordo com a forma como foram testadas em ensaios clínicos. O FDA diz que não há dados que demonstrem a eficácia da vacina se a segunda dose for adiada.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No máximo 28 dias.

Todas as vacinas que estão no mercado até o momento apresentam em suas bulas a indicação de que as duas doses devem ser administradas em torno de 28 dias entre elas. Algumas toleram até poucos dias mais. O problema é que ninguém sabe determinar qual o prazo de permanência de memória das células que aprenderam a nos defender dos ataques do coronavírus. Como a vacina é um "professor de células", ninguém sabe por quanto tempo elas permanecerão com o "aprendizado na cabeça".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Vacina de RNA  talvez diminua efeito após 119 dias para idosos.

Embora a eficácia das vacinas da Pfizer e da Moderna tenham superado as expectativas, os pesquisadores ainda não sabem quanto tempo dura a proteção. No acompanhamento de fase 1 da vacina da Moderna, durante os 119 dias após a primeira dose, os anticorpos diminuíram em todos os participantes e os anticorpos neutralizantes - que não apenas ligam o vírus, mas bloqueiam a infecção - caíram de 50% a 75% nas pessoas com mais de 56 anos. Também é fundamental lembrar que os vírus sempre estão evoluindo para tentar escapar da imunidade que criarmos. Mudar a dosagem para superar a escassez é um debate que só pode ser travado com testes e mais testes, nunca com palpites. Tomar decisões erradas, sem evidências científicas adequadas sempre é contraproducente. Digam e promovam as besteiras que quiserem, o cemitério não mente.

Nos siga no Google Notícias