ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Alguns queijos contêm muita fécula de batata

Mário Sérgio Lorenzetto | 06/01/2018 09:30
Alguns queijos contêm muita fécula de batata
Alguns queijos contêm muita fécula de batata

Quando fazemos as compras e escolhemos um queijo para o sanduíche ou um ralado para adicionar à pasta, muitas vezes o que compramos não é precisamente queijo. Em alguns pacotes nem se menciona a palavra "queijo", usam "sanduíche", "para gratinar" e outras milongas para enganar. O envoltório joga com a imagem do queijo e engana.
Por que? Porque esse alimento não cumpre com as normas que especificam o que é um queijo verdadeiro. A definição institucional do que é queijo significa: o produto obtido do leite - total ou parcialmente desnatado - da nata, do soro, ou de uma mistura de alguns ou de todos esses produtos. E fim. Sem a adição de qualquer outro produto.
Como enganam? Adicionam grandes quantidades de gordura vegetal ou de antiapelmazantes (produtos para evitar a absorção da umidade e formar grumos), no caso dos queijos usam a fécula de batata. Algumas vezes os "queijos" estão cheios de amido, manteiga e proteína láctea. Dessa maneira conseguem usar matérias primas mais baratas, de menor qualidade e recorrer a uma menor percentagem de queijo. Como fazer para não ser enganado? Acostume-se a ler as tabelas de ingredientes de tudo que compra. Leia a tabela que está na embalagem do "queijo" e não pague por batata.

Alguns queijos contêm muita fécula de batata
Alguns queijos contêm muita fécula de batata

O grande negócio do sono infantil.

"E teu filho, dorme a noite inteira?" "Não, não dorme a noite toda". O sono do bebê têm sido motivo recorrente de esgotamento e preocupação dos pais. Pelo menos de algumas décadas até agora. O sono infantil normal se transformou em um problema porque criaram uma desconexão entre a biologia e a cultura nos finais do século XIX, quando os pais começaram a colocar os bebês em quartos separados e esperavam que dormisse a noite inteira. Na maior parte do mundo o normal segue sendo o bebê dormir no mesmo quanto de seus pais. Inclusive era assim no Ocidente até 200 anos atrás, quando as casas com mais de um dormitório eram raras. A ideia de que as crianças durmam sozinhas é algo recente na história da humanidade.
Hoje, e especialmente os urbanos, vivemos afogados em estresse diário. Ao estresse, se une o choro de um bebê ou de uma criança pequena que desperta chorando em alguns intervalos de tempo. Alguns dizem que é uma tortura. Não em vão, um estudo publicado na revista científica "Sleep" chegou à conclusão de que as interrupções contínuas do sono são mais prejudiciais para a saúde do que dormir continuamente por poucas horas. Somem outro obstáculo a essa equação: a preocupação e o sentimento de culpa que tornam os pais pediatras e cientistas do sono. Para acalmá-los deveriam recomendar a leitura da "Classificação Internacional de Transtornos do Sono da American Academy of Sleep Medicine". Eles dizem com total clareza que um bebê dormir sozinho, sem a ajuda de seus pais, seria patológico.Uma criança para dormir necessita de seus pais, bem como para voltar a dormir também necessita deles. Essa Associação dos EUA diz que há crianças inseguras, com déficits afetivos por culpa dessa situação. Desde o início dos tempos os bebês dormem no peito, nos braços dos pais, sentem-se tranquilos, não têm medo.

Alguns queijos contêm muita fécula de batata

Dorme nenê, um negócio rentável.

O sono infantil se converteu em um grande negócio. Tudo começou em 1986 com a venda dos livros com o "Método Feber". Em princípio, esse método era uma solução para um "problema". Surge um índice, ninguém sabe de onde. Algo como 30% das crianças teriam problemas de insonia. Desses 30%, mais de 90% tinham problema com a aprendizagem do sono. O sono seria um hábito e todo hábito pode ser ensinado. A ideia é correta, mas como o mundo Ocidental inteiro começou a usar essa teoria, criou enormes problemas para milhões de crianças que não deveriam ser "ensinadas" por terem qualidades diferentes de sono e por terem de enfrentar sozinhas situações de risco a sua saúde. O método de ensinar os bebês a dormir e a deixá-los sozinhos chorando não pode ser usado para todos.
Nos EUA e na Europa, além dos livros dedicados ao sono das crianças, começaram a utilizar a melatonina, um hormônio produzido por diversos animais e plantas, que têm influência sobre o sono. Começaram a vender a melatonina para crianças em forma de todos os incipientes imagináveis - cápsulas, comprimidos... Milhões de dólares são faturados na vendagem da melatonina e o resultado é praticamente nenhum. Os espertalhões ficando ricos e as crianças continuam chorando.

Nos siga no Google Notícias