ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Em Pauta

Conta de luz deve continuar subindo em 2022

Mário Sérgio Lorenzetto | 01/12/2021 06:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Chuvas antecipadas e temperaturas mais amenas afastam risco de apagão. Especialistas, todavia, indicam que a situação não é tranquila. E o mais importante: a conta de luz, que está altíssima, deve continuar subindo no próximo ano. Isso porque o período de chuvas entre 2020 e 2021 foi o pior no Brasil em 90 anos. A escassez de água fez com que os reservatórios de usinas hidrelétricas chegassem a níveis próximo ao colapso.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os reservatórios estão em nível muito baixo.

A palavra "sorte" pode ser usada para descrever a situação. O alívio da crise de energia veio via fatores climáticos. Mas é muito importante que se diga que não existe tranquilidade. Estamos longe de chegarmos à normalidade operativa das usinas hidrelétricas. Mesmo com as chuvas reaparecendo, os reservatórios estão baixos. E não sabemos qual o total de chuvas que ocorrerá entre outubro e abril, temporada de chuvas constantes.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O começo de 2022 será mais grave que o de 2021.

As previsões não são otimistas. Os especialistas afirmam que a quantidade de água nos reservatórios será pior no começo de 2022 do que foi nos primeiros meses de 2021. Ainda que admitam que é muito difícil fazer previsão climática em um país tropical, acreditam que só com chuvas inesperadas até o Ano Novo as nuvens plúmbeas da conta de luz começarão a dissipar.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

"21,04% deve ser o impacto tarifário médio em 2022".

Nada menos de 19% foi o aumento acumulado da conta de luz nos primeiros dez meses de 2021, segundo o IBGE. Por causa do cenário ainda longe da normalidade, a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica - projeta que a conta de luz continuará subindo em 2022. É o que mostrou um documento interno da agência. A projeção é de : "21,04% de impacto tarifário médio em 2022".

Nos siga no Google Notícias