ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Felipe Neto, o único oposicionista de Bolsonaro

Mário Sérgio Lorenzetto | 18/10/2020 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quem concorrerá contra Bolsonaro nas distantes eleições presidenciais? Os ventos estão contra todos os pretensos candidatos. Dória, o mais flamejante dentre eles, não convence nem os paulistas, tradicionais eleitores e impulsionadores de candidatos de seu Estado. Moro? Atualmente é candidato ao exílio. Está começando a perceber que só sabe manusear canetas. É muito ruim de retórica. Tende a viver em outro país. Ciro nunca convenceu nem sequer os nordestinos. Lula, o "velho companheiro", cheira a ranço. O lançamento de sua candidatura no dia 07 de setembro, foi um fiasco. Ninguém debateu com o barbudo. Só encanta um diminuto clube de "viúvas do barbudo". Restaria Luciano Huck. O apresentador de televisão não mostra disposição nem garra para alçar voo. Há poucos dias, Angelica, sua esposa, deu finalmente mostras de que não será um empecilho ao pretenso plano de Huck se candidatar. Nem assim, Huck foi ao ringue. Neste momento,  Bolsonaro não tem adversário.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Crise econômica favorece presidentes autocratas.

Em ciência política se assume que as más cifras econômicas sempre prejudicam o presidente que se apresenta à reeleição. Essa fórmula quase sempre é correta para candidatos com forte compromisso com a democracia. Mas é 100% equivocada no caso de um presidente autocrata. Crise, escassez e instabilidade são coisas que ajudam um líder desse tipo. A ansiedade os favorece. A melhora na percepção do governo Bolsonaro não é originária apenas da Bolsa Seiscentão, a ansiedade da população lhe foi muito favorável.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Um jovem vai à luta contra Bolsonaro.

À primeira vista, Felipe Neto é um tipo que passa a vida jogando Minecraft, um jogo de videogame famoso. Também é ótimo em construir piadas. A diferença com os milhões de jovens que fazem o mesmo que ele - e levam bronca dos pais - é que Felipe ganhou uma considerável fortuna. Esse brasileiro toma muito a sério seu trabalho e, ultimamente, resolveu fazer comentários políticos. Todos muito ácidos contra Bolsonaro.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não é um esquerdista e é jovem.

Felipe Neto sobressai porque não é um "suspeito" esquerdista. Tampouco pertence a uma minoria. O YouTuber é homem, branco, heterossexual e, há uma década, milionário. Um privilegiado consciente de seus privilégios em um país de imensa maioria sem privilégio algum.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Felipe Neto reina nas redes sociais.

O jovem antagonista e Bolsonaro foram os únicos brasileiros, eleitos pela revista Time, no ranking das 100 pessoas mais influentes do mundo. A influência das redes sociais na política brasileira tornou-se imensa. Este é mais um país cujo presidente nega e ataca a imprensa cotidianamente. Felipe Neto deu a voz de alarme contra o silêncio cúmplice da ausência de um contendor, de um verdadeiro oposicionista. A resposta dos bolsonaristas na internet foi raivosa. Neto havia acertado o calcanhar de Aquiles de Bolsonaro. Felipe Neto temeu por sua mãe e a enviou para Portugal. O clima era tenso e inseguro.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

55 milhões de seguidores.

Ninguém no Brasil conseguiu a performance conquistada por Felipe Neto. Com 40 milhões de seguidores no You Tube e 11 milhões no Twitter, seus pronunciamentos viralizam em um segundo. É quase certo que ele é a pessoa que mais influencia os jovens do Brasil. Há milhares de páginas (talvez milhões) debatendo sua candidatura à presidente da República em 2022. Esquecem ou não conhecem um "pequeno" detalhe. Felipe Neto não terá 35 anos de idade em 2022. A lei eleitoral o impede de ser presidente, vice-presidente ou senador.

Nos siga no Google Notícias