ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Fim da pandemia! Quando será? Quem fará a declaração?

Mário Sérgio Lorenzetto | 15/10/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Parcela menor da população foi para as ruas sem máscara e vacina. Outra parte, hegemônica, ainda aguarda a complementação da vacinação e usa máscara. Mas há duas questões que une as duas vertentes: quando será declarado o fim da pandemia? E quem tem o direito de fazer essa declaração?


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Fim médico e fim social.

Com vacinas e medicamentos eficientes, os números de casos, internações e mortes se reduzem a um nível controlado no qual a doença não mais representa um grande risco. Esse é o fim médico da pandemia. O fim desejável. Mas, há o fim social. A população perde o medo da doença independente de sua evolução epidemiológica e retorna às atividades rotineiras, com o risco da doença ainda causar danos. O fim social da pandemia está muito próximo de acontecer no Mato Grosso do Sul. A maioria já deu um "basta" e voltou à vida normal.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quem fará a declaração do fim da pandemia.

Não será só a ciência - com seus dados - que dirá "acabou". Não serão os políticos que, por leis ou decretos, dirão que acabou. E a sociedade também não poderá dizer "agora chega". Será uma dinâmica de interação - médica, social e política - que construirá o fim da pandemia. Ainda que anárquica, como foi o maior pico de combate, chegará o dia em que respiraremos em paz (mais que agora).


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Só a varíola foi exterminada. A convivência com o vírus.

O único exemplo de pandemia que foi erradicada em toda a história foi a varíola. Houve uma conjunção de fatores para esse êxito. A vacina deu proteção por toda a vida. O vírus da varíola não tinha outro hospedeiro. Por causar erupções na pele, não precisava de testes. São condições que ditam a quase certeza de que teremos de conviver com o vírus da covid. Já há um quase consenso entre os epidemiologistas de que o vírus se reduzirá a níveis muito baixos de circulação, e seu comportamento se tornará previsível, como ocorre com a gripe comum, por exemplo.

Nos siga no Google Notícias