ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Imunidade, o extraordinário elo que une todas as doenças

Mário Sérgio Lorenzetto | 27/12/2020 09:34
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Mas esta não é uma história sobre o câncer. Também não é sobre doenças cardíacas ou respiratórias, acidentes, derrames, Alzheimer, gripe e pneumonia, doença renal, AVC, diabetes ou HIV. Essas são coisas que nos adoecem e nos matam. Esta não é a história de uma enfermidade ou lesão em particular. É a história de todas elas. A história do extraordinário elo que as une, o aglutinador que define o todo da saúde e do bem-estar do ser humano. Esta é a história do sistema imunológico.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Do arranhão ao vírus.

Essa história tem meros 70 anos. Quando um arranhão ou um corte perfuram o escudo da nossa pele, o sistema imunológico entra em ação. Suas células correm para limpar feridas, reconstruir tecidos, reparar danos internos acusados por um inchaço ou uma contusão e para tratar queimaduras e mordidas. É esse sistema que ataca cada vírus que chega ao nosso corpo diariamente. Examina as ameaças que podem se tornar tumores malignos. Enfrenta centenas de milhões de casos de intoxicação alimentar a cada ano.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O guarda-costas que define a nossa saúde.

Essa vigilância é constante e, majoritariamente, invisível para nós, com o sistema imunológico sendo um verdadeiro guarda-costas que define a saúde de cada um. Esse sistema é descrito usando uma linguagem bélica. É ele que opõe nossas forças armadas internas a todo tipo de doenças. É ele que exerce a função de vigilância e espionagem, efetua ataques com precisão cirúrgica e ofensivas nucleares.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os agentes secretos tem pílulas suicidas.

Também é formado por agentes secretos equipados com pílulas suicidas. Esse fabuloso sistema também é interligado por uma das redes de telecomunicação mais complexas e velozes do mundo. Além de tudo isso, ele vagueia livremente pelo corpo inteiro, movendo-se pelos sistemas de cada órgão.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Consegue diferenciar um bilhão de diferentes perigos.

Tal qual a polícia em tempos de lei marcial, o sistema imunológico procura ameaças e as impede de causar danos fatais. Cumpre essa missão diferenciando de maneira hábil até um bilhão de diferentes perigos estranhos ao nosso corpo, mesmo aqueles não descobertos pela ciência.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A vida é um festival turbulento.

A tarefa do sistema imunológico é extraordinariamente complexa, visto que a vida é um festival turbulento. O corpo humano é uma vasta festa, um evento caótico e exuberante povoado por uma variedade inacreditável de células. Há bilhões delas dentro de nosso corpo. Células dos tecidos e células do sangue, proteínas, moléculas, micróbios invasores... Somos uma festa a céu aberto com uma diminuta e facilmente transponível "cerca" (a pele). Quase todo o organismo que deseje alcançar nosso interior consegue fazê-lo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Somos um grandioso banquete.

Somos um banquete sem assento marcado para os micróbios, convivendo com todas as formas de vida existentes: pequenos ladrões e gangues, terroristas armados com maletas nucleares, primos e tios estúpidos e bêbados, agentes inimigos disfarçados de amigos. Adversários tão imprevisíveis e estranhos que parecem teletransportados de outro universo. E só temos um sistema para manter a paz: o imunológico. É ele que bota fora os "caras maus" ao mesmo tempo que procura provocar o mínimo de danos a nossas células e aos microrganismos amigos, sem os quais não vivemos.
Nos siga no Google Notícias