ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Ingerir ovos de um verme para emagrecer, o mito terrorífico segue vivo

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 19/01/2026 06:40
Ingerir ovos de um verme para emagrecer, o mito terrorífico segue vivo

Uma mulher engole ovo de tênia para perder peso. A ideia parece absurda, mas é antiga e segue viva. Este parasita pode nos infectar quando comemos carne crua ou pouco cozida. Ele se adere aos nossos intestinos e cresce até 12 inimagináveis metros, alimentando-se de uma parte do que comemos. Pode parecer inacreditável, mas esse mito, digno de filme de terror como Aliens, tem certo espaço nas redes sociais.

Ingerir ovos de um verme para emagrecer, o mito terrorífico segue vivo

Mulher tuberculosa, a ideia original.

Essa maluquice não surge do nada. A cada tempo reaparece na internet. Começou no século XIX, quando para conseguir chegar ao cânone da moda, a mulher tinha de ser extremamente magra, com pele pálida, olhos brilhantes, bochechas rosadas, lábios intensos e uma silhueta digna de uma mulher com tuberculose. Era o guia de beleza daquela época. Somente seguindo esse manual de malucas poderiam aspirar um bom casamento ou ascender socialmente.


Ingerir ovos de um verme para emagrecer, o mito terrorífico segue vivo

Tomar arsênico.

Essa era uma época em que as mulheres estavam perto da morte para parecer belas. Durante décadas, elas engoliam ovos de vermes, ingeriam arsênico, inalavam amoníaco ou utilizavam roupas extremamente apertadas, quase sufocando-as. Todavia, esse mito não passa de mais uma enganação. Ainda que uma amalucada resolva engolir ovos de tênia, não há garantia alguma de conseguir o desejado emagrecimento. Terá, sim, muitas diarreias, mal-estar digestivo persistente, inflamação intestinal, anemia e debilidade generalizada.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.