ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Inverno mais quente da história pode gerar choque de calor

Mário Sérgio Lorenzetto | 21/07/2022 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Todos sabem. A cada ano nos aproximamos da bagunça climática extrema. Em nossa região, dizem quase todos os especialistas, espera-se temperaturas muito elevadas. É a realidade deste inverno, com todos os dias acima dos trinta graus Celsius. Inverno tórrido. O primeiro cuidado deve ser com os choques de calor em nossos corpos, especialmente em idosos e crianças. Esses choques são rápidos e podem causar a morte em poucos minutos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A exaustão das glândulas.

A pele é o campo de batalha onde o organismo se defende do calor excessivo. É nela que 600 glândulas por centímetro quadrado bombeiam suor para fora do corpo para compensar a temperatura excessiva. Também é para a pele, com o objetivo de esfriá-la, para onde se dirige o maior fluxo de sangue. Essa enxurrada de sangue que a pele recebe vem da perigosa dilatação exorbitante das artérias. Quem comanda esse início de "loucura corporal" é o hipotálamo. As glândulas entram em exaustão, deixam de bombear o suor.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

40,5 graus Celsius, temperatura corporal que mata.

Quando esses dois processos coincidem, há risco de que os esforços do organismo sejam insuficientes para reduzir a temperatura. Ela, em instantes, salta dos normais 36,7 graus para 40,5 graus Celsius. Esse é o choque de calor que leva à morte. Alguns processos do organismo se alteram e começa um mecanismo de inflamação que produz uma cascata de enzimas, interferindo no funcionamento do cérebro, do coração, pulmões.... A pessoa entra em estado de confusão mental, tem dificuldade de falar, pode desmaiar. O pulso estará acelerado, a pele seca e quente. Podem ocorrer vômitos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Revisar medicamentos, hidratação.... cuidados.

A elevada sudoração desequilibra os níveis de sais minerais. É especialmente perigosa a elevação das taxas de potássio, porque altera os mecanismos elétricos das células cardíacas, podendo levar a pessoa a sofrer arritmia e, em casos extremos, parada cardíaca. Os cuidados são simples: manter a hidratação de idosos e bebês, sabendo que eles tendem a ter pouca sede; usar roupa fresca; evitar o sol do meio da manhã e incido da tarde e revisar a medicação, especialmente de diuréticos.

Nos siga no Google Notícias