ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Em Pauta

Milagre da vida é uma ideia científica ou religiosa?

Mário Sérgio Lorenzetto | 06/12/2021 06:40
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Bem vindo. E parabéns. Chegar aqui não foi fácil, eu sei. Na verdade, suspeito, foi um pouco mais difícil do que você imagina. Para início de conversa, para você estar aqui agora, trilhões de átomos agitados tiveram de se reunir e intrigantemente te criar. Essa foi uma organização tão especializada que nunca antes foi tentada e só existirá desta vez. Nos próximos anos - espero -, esses átomos se dedicarão totalmente aos bilhões de esforços jeitosos e cooperativos para mantê-lo intacto e deixa-lo experimentar algo que nós dois não damos o devido valor: a tua existência.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Teus átomos não estão nem aí para você.

Por que os átomos se dão ao gigantesco trabalho de te manter vivo? É um enigma. Na verdade, eles nem ligam para você. São partículas insensíveis. Se você fosse arrancando um átomo de cada vez de teu corpo, com uma pinça, produziria um montículos de poeira atômica fina, sem nenhum sinal de vida. Então, eles se unirem para constituir você, é uma ideia muito estranha. Mas eles, em um impulso, fazem com que você seja você.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Contra o relógio: 650 mil horas.

Mas há algo ainda mais estranho e inexplicável: esses trilhões de átomos que te constituem só topam a cooperação por aproximadamente 650 mil horas. E quando esse marco modesto é atingido, por motivos desconhecidos, vão "desligar" você. Silenciosamente se separarão e passarão a ser outras coisas, que eu não vou te contar, com receio de você cair e "estrebuchar". Mas aí, você já era.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A vida é trivial.

Por mais complexa  que seja, no nível químico a vida é curiosamente trivial: uma pitada de carbono, um pouco de hidrogênio, um tiquinho de oxigênio e um tanto de nitrogênio. Pronto, eis a vida. É bom acrescentar uma pitada de cálcio e outra do fedorento enxofre. Nessa receita, cabe outros elementos. Nada que você não encontre na farmácia próxima. E isso é tudo que você precisa. A única coisa especial que tem nos átomos que o constituem é constituírem você. É o que chamamos de milagre da vida. Pense bem, é um baita milagre. Ultra, super, gigantesco. É uma ideia profundamente científica e religiosa. A ciência explica uma parte. A  outra parte, só Deus para dar sentido.

Nos siga no Google Notícias