ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Minha avó era uma rata com rabo peludo que pesava 1/2 quilo

Mário Sérgio Lorenzetto | 03/07/2022 08:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não muito tempo atrás, o homem que na época era presidente do Irã teria afirmado que os judeus descendem de macacos e de porcos. É sempre animador quando um fundamentalista - de qualquer religião - admite acreditar na evolução. Mas na verdade os judeus - assim como todos os seres humanos - não descendem de macacos e porcos, mas de macacos e ratos, ou pelo menos de criaturas semelhantes a ratos. Não te contaram, mas esta é a verdade. Minha tatara-tatara-tataravó era uma rata.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade




Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Uma rata chamada Protungulatum.

Chamado "Protungulatum donnae" na literatura científica, nossos ancestrais, e de todos os mamíferos como nós, parece ter sido uma gracinha. Um animalzinho com rabo peludo que não pesava mais de meio quilo e comia insetos. Por volta de 66 milhões de anos atrás, pouco depois que um asteroide de dez quilômetros se chocou contra a Terra, esses animaizinhos corriam em busca de habitats que o protegessem de dinossauros vorazes. Depois do choque do meteoro, o planeta mudou. Os dinos estavam mortos e os ratinhos podiam evoluir livremente. Os ratinhos viraram chimpanzés e bonobos (chimpanzés anões).


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O rato deu origem ao cientista que estuda rato.

Muitos não gostarão dessa ideia de sua avó ter sido uma ratinha. Eu me sinto confortável. E vou além da mera aceitação: fico animado e fascinado por nossa ancestralidade e pela história da nossa sobrevivência e evolução cultural. Acho que nossos avós ancestrais serem ratos e macacos é um dos aspectos mais bacanas da natureza. No nosso incrível planeta, um rato de mais de 66 milhões de anos deu origem aos cientistas que estudam o rato, descobrindo assim suas próprias raízes. Não só desenvolvemos a cultura, a religião e a ciência, como substituímos os ninhos de gravetos por reluzentes arranha-céus de vidro e aço. Foram necessários 60 milhões de anos para o rato virar macaco e alguns poucos milhões para virar Homo. Não precisamos mais de 10 mil anos para termos uma evolução cultural inimaginável.

Nos siga no Google Notícias