ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Ministro Paulo Guedes ganha poder no final do mandato

Mário Sérgio Lorenzetto | 06/06/2022 06:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Após uma série de fracassos na execução de sua agenda ultra-liberal é um longo período de desgaste, chegando ao isolamento total, o ministro da Economia acumula algumas vitórias em 2022. A mais importante, sem duvida, é o avanço do processo de capitalização da Eletrobrás após mais de três anos com a agenda de privatizações praticamente travada.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Chama o ex-posto Ipiranga para nomear!

Além dessa importante vitória, Guedes conseguiu emplacar aliados em cargos importantes - desejados pelo centrão - no setor de energia, o grande protagonista da crise dos combustíveis de 2022 e, por tabela, centro da discussão sobre a inflação de 10% no Brasil . Adolfo Sachsida, um dos ex-secretários de Guedes, assumiu o Ministério das Minas e Energia. Caio Paes de Albuquerque, também ex-secretário de Guedes, deve comandar a Petrobras.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Guedes está se fortalecendo ou sua agenda ficou forte?

Guedes mostrou ter um poder de adaptação da sua agenda em relação aos movimentos políticos da reeleição. É um fortalecimento de sua figura como ministro, mas não é um fortalecimento de suas teses econômicas. Ele, finalmente, passou a cooperar com a campanha de Bolsonaro à reeleição. Até há pouco, Guedes era o ponta de lança da campanha de Lula. É possível que venha a adotar medidas que arrombem o teto de gastos, jogando na fogueira um de seus principais credos. Mas há algo que está bem claro: aquela aura de super ministro foi para o espaço sideral. A agenda econômica está, em última instância, nas mãos de Bolsonaro. Antes tarde do que mais tarde.

Nos siga no Google Notícias