ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SÁBADO  25    CAMPO GRANDE 33º

Em Pauta

Nova era nas ciências: revelaram as formas das proteínas

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 25/07/2021 10:10
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A humanidade acaba de tirar uma venda dos olhos ao revelar as formas dos tijolos básicos da vida. É um avanço assombroso, de consequências imprevisíveis. Mudará radicalmente muitas pesquisas, desde as ligadas à saúde até as ambientais. Um conhecimento essencial para chegar à cura de enfermidades letais. É simples entender a nova maravilha. A água é muito fácil de imaginar. São só dois átomos de hidrogênio unidos a um de oxigênio - e temos o H2O. Mas, vejamos só uma proteína: a hemoglobina. Essa proteína que envermelha o sangue, responde pela endiabrada fórmula C2952H4664N812O832S8Fe4. Conseguem imaginar a forma da hemoglobina?

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

14 bilhões de anos.

Nos anos 1960, calcularam que levaríamos 14 bilhões de anos para enxergarmos a forma da hemoglobina. Todavia, um sistema de inteligência artificial conseguiu desvendar a forma da hemoglobina em poucos minutos. E não satisfeito, desvendou as formas de quase todas as proteínas de nosso corpo e de outros seres vivos. Agora sabemos como são os anticorpos, os hormônios e as enzimas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade



Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Uma empresa do conglomerado Google.

Uma empresa do conglomerado Google - DeepMind -  colocou seu sistema de inteligência artificial à serviço dessa descoberta fantástica. Esse sistema é chamado de AlphaFold tem a mesma precisão de um experimento laboratorial, que leva muito tempo e custa muito dinheiro. É como adivinhar a forma de uma torta ao ver pela primeira vez uma receita com ovos, batatas, cebola, azeite e sal. Publicaram a forma de 20 mil proteínas humanas e as de outros 20 seres vivos, como da bactéria da tuberculose. E já estão estudando a criação de proteínas capazes de reciclar plásticos.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário