Para que serve tomar o colágeno?
O colágeno, presente na pele, ossos, ligamentos, tendões e cartilagens é um componente fundamental do corpo humano. Corresponde a aproximadamente um quarto do total das proteínas. Suas propriedades dão resistência e elasticidade à pele e às articulações. Todavia, é impossível assimilar essa proteína em seu estado funcional.
Não serve para nada.
Tomar colágeno não regenera nem protege as articulações. Não alivia a dor articular. Não fortalece os músculos e nem os ossos. Não melhora a elasticidade da pele. Tomar colágeno é inútil. Qual a explicação para essa afirmação da inutilidade de tomar colágeno? O que precisa ser entendido é que o colágeno é uma proteína e há uns 20 tipos de colágeno - todos maravilhosos. O problema é que são moléculas enormes, cada um é composto por milhares de aminoácidos. Esses aminoácidos formam cadeias e quando elas se juntam, um dos resultados é a formação do colágeno. Não entendeu? Não há problema. Só se recorde de que o colágeno é uma molécula enorme, gigantesca.
Comprar suplementos de colágeno é jogar dinheiro na privada.
Com seu gigantismo, o suplemento de colágeno que você compra na farmácia não passa pelas paredes intestinais. Assim, não atinge a corrente sanguínea e não é esparramado pelo corpo. Traduzindo em bom português: o colágeno que você adquire na farmácia e engole, vira fezes e é eliminado. E ainda bem que ele não é absorvido pelo nosso organismo. Caso contrário, como os suplementos de colágenos são produzidos a partir de outros organismos, ele seria detectado pelo nosso corpo como um elemento estranho e desataria uma resposta imunitária. Teu corpo rejeitaria o suplemento de colágeno.
Comer colágeno para ter mais colágeno é como comer cabelos para ter mais cabelo.
Não há comparação melhor. É cientificamente comprovado que comer suplementos de colágeno é o mesmo que um careca comer cabelo para ter mais cabelo. Ambos entrarão pela boca e sairão em forma de fezes. O que importa é comer dois aminoácidos que formam colágeno: glicina e prolina. Esses dois aminoácidos estão presentes em uma enorme quantidade de alimentos que ingerimos em nossas refeições comuns. A outra forma de produzir aminoácidos está presente em nosso organismo: nele ocorre uma auto-produção. Vale repetir: comprar suplementos de colágeno é jogar dinheiro na privada!
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.