ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

PT tomando tarja preta; Tucano, uísque

Mário Sérgio Lorenzetto | 03/10/2016 07:10
PT tomando tarja preta; Tucano, uísque

Campo Grande e o país, destruíram o PT. Mas a força que mais se esforçou para enlouquecer o PT, foi a petista. Parece estranho, mas quem impingiu a maior derrota do PT, foram os petistas paulistas. Foi o crescimento de Haddad, prefeito petista, que levou o eleitorado paulistano a correr para a urna de Dória, candidato tucano vencedor.

Em Campo Grande, não houve surpresa nas urnas para os petistas. Nasceram derrotados e faleceram na mesma condição. Por outro lado, não existe analista político que não tenha convicção que o candidato dos petistas, viu seu bico crescer, aparecerem algumas penugens nos braços e pernas e começou a atacar o ninho de outro pássaro que estava voando muito alto. Virou ave. Só falta descobrir a espécie. Alex das aves.

Sim, Marquinhos fechou o primeiro turno corroborando as últimas pesquisas. Foi ao segundo turno com votação expressiva, mas com o desalento de não ter vencido no primeiro tempo do jogo.

Também Rose, dos tucanos foi para a etapa final, mas perdeu muitas penas. Foi bicada pelo prefeito mais incompetente da história de Campo Grande. Rose venceu Bernal aos 49 minutos do segundo tempo, com penalidade máxima polêmica.

Bernal sai merecidamente derrotado, "pero no mucho". Resta-lhe um forte discurso. Sobra esperança pela história eleitoral de Campo Grande. O derrotado por poucos votos e com forte crescimento nos últimos dias do primeiro turno, sagram-se governadores nas eleições subsequentes. Assim, foi com Zeca do PT e com Azambuja. Há derrotas que são vitórias. Se história votar, Azambuja arrumou uma grande confusão em sua escalada para a reeleição.

PT tomando tarja preta; Tucano, uísque

Chaves para manter seu cérebro jovem seja qual for tua idade

Por muito que consideremos que os 50 de hoje sejam os 30 de antes, e que constatemos que, na atualidade, aos 70 muitas pessoas estão em plena forma, o tempo transcorre cobrando sua fatura biológica. tempo altera determinadas funções neurológicas. O que acontece com o cérebro quando envelhecemos? Ele perde neurônios e sinapses - a comunicação entre neurônios - o que ocasiona uma menor capacidade de reação reflexa. Em troca, a reação aprendida, que espontânea, como por exemplo a que exercemos ao digitar, é conservada por mais tempo porque responde à capacidade do cérebro de atuar de forma adiantada, o que é denominado de "antecipação cerebral" pelos especialistas.

Também ocorre um denso na plasticidade neuronal que dificulta a aprendizagem ainda que esta possa ser suprida com a experiência. Por outro lado, a diminuição de neurônios em estruturas como o cerebelo, reduzem a agilidade, os reflexos e a força física. A boa noticia é que muitos desses problemas são passíveis de serem reduzidos, são manejáveis e podemos revertê-los para que os custos físicos sejam apenas os estritamente inevitáveis. Mas nada é fácil. Há necessidade de bons esforços e resistência a tentações.

PT tomando tarja preta; Tucano, uísque

Cérebro jovem: coma como um passarinho

A primeira medida para manter a lucidez por muito tempo tem a ver com a alimentação. A obesidade afeta a função cognitiva, a capacidade de entender. Isso decorre da elevação da pressão sanguínea e da inflamação derivada do excesso de peso que dificultam as conexões dos neurônios. Os especialistas nos colocam uma "missão quase impossível": comer 30% a menos do que o habitual. Caso consiga, saiba que com esse método estará diminuindo a criação de radicais livres - moléculas que afetam a produção de energia - e também reduzirá as atividades de alguns genes que destroem neurônios.

PT tomando tarja preta; Tucano, uísque
PT tomando tarja preta; Tucano, uísque

Exercícios físicos aeróbicos para manter o cérebro jovem

Terá de manter uma atividade diária levantando pequenos pesos e dando alguns "sprints" - pequenas corridas. Com eles, o declive dos neurônios é atrasado e tudo indica que o exercício físico atua como antioxidante - reduz a oxidação celular, a produção de radicais livres e mantem sadios os vasos sanguíneos cerebrais.

PT tomando tarja preta; Tucano, uísque
PT tomando tarja preta; Tucano, uísque

Desfrute do Facebook se desejar, mas saiba que esse exercício cerebral é nulo

Parar, vitalmente falando, é outro detonante do declive mental. Mantenha a mente ocupada através de atividade complexas e enriquecedoras. Leia livros que exijam mais atenção, mantenha hobbies que exijam aprendizado constante, pode até ser plantar flores, desde que procure livros para aprender técnicas inovadoras. As propostas mais comuns dos especialistas é aprender uma nova língua ou a tocar um instrumento musical.

PT tomando tarja preta; Tucano, uísque
PT tomando tarja preta; Tucano, uísque

Cérebro jovem só dormindo bem

Como está teu sono? Respeita teu ritmo "circadiano" (ciclo biológico que é influenciado, principalmente, pela luz)? Dormir o suficiente e trabalhar somente em horário solar é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Tudo indica que dormir mal está relacionado com a morte prematura de neurônios. Também com a diminuição da capacidade de exercer funções normais dessas células. Existe a denominada "contaminação lumínica" - excesso de luz durante a noite - que impede a liberação suficiente de melatonina. Conhecido como o "hormônio da obscuridade", é um poderoso antioxidante. Também está presente em peras, amoras, cebolas, cerejas, nozes, vinho e chá verde.

PT tomando tarja preta; Tucano, uísque
PT tomando tarja preta; Tucano, uísque

Sinta-se jovem até o final

Apagar a luz e ir dormir é uma ideia excelente, mas faça o possível e impossível para que não se apague tua capacidade de desejar. Estar motivado alimenta nossa capacidade para sentir emoções, uma palavra que procede do latim "emotio" e que significa movimento ou impulso, aquilo que nos move. A emoção é o que nos motiva a seguir vivendo. Por isso, quando uma pessoa opta por não querer sair de casa ou não participar de alguma atividade, pode ser sintoma de que essa fogueira interior começa a apagar-se, e que normalmente representa o principio do fim. É fácil detectar essa postura vital em abrigos para idosos, onde as pessoas se deixam morrer sem ter nenhum problema fisiológico. É o que se denomina "apagão emocional".

PT tomando tarja preta; Tucano, uísque
Nos siga no Google Notícias