ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

Se deseja ser advogado ou juiz, aprenda a programar

Mário Sérgio Lorenzetto | 02/02/2018 08:54
Se deseja ser advogado ou juiz, aprenda a programar

Logo não fará falta irmos a um cartório a cada vez que se queira validar um contrato. Existirão menos pleitos, e portanto, menos trabalho para juízes e advogados. Serão firmados e executados automaticamente acordos de validade legal, que nos levará a não nos preocuparmos com muitos processos jurídicos. Tudo isso acontecerá com o advento dos "smarts contracts" (contratos inteligentes), que prometem revolucionar o mundo das leis.
Um smart contract é um código ou protocolo informatizadoque permite que se cumpra uma ordem pré-estabelecida quando se cumpram uma série de pressupostos. Essa ordem (ou contrato) é ativada por sí mesma, o software sem a necessidade de mediação de terceiros. Pode soar enviesado, mas no fundo se trata de traduzir fórmulas lógicas daquilo que foi acordado entre as partes. O exemplo clássico: se, e só se A recebe a quantidade X de B, então B adquire a titularidade do bem Y que até esse momento era de A. Qualquer contrato que inclua alguma condição - e todos os contratos obrigatoriamente têm condições - é suscetível de ser codificado.
Pode-se atribuir a Nick Szabo a autoria do conceito de smart contract, do que começou a falar em 1994. A ideia ficou em "standby" até que os protocolos e a tecnologia "blockchain" colocaram sobre a mesa a estrutura necessária para pô-la em marcha. Só em "Etherum", a maior plataforma do mundo para esse tipo de acordo, já estão subscritos mais de 12 milhões. E isto está apenas começando. É claro que tudo atrasa no Brasil. Também é claro que o entendimento das leis no nosso país são tão fugazes como as nuvens. Mas, em um dado momento a segurança dos contratos terá de ser admitida pela maioria.

Se deseja ser advogado ou juiz, aprenda a programar

Lady Bird, o filme mais elogiado da história, estreará em abril.

Mais elogiado que o "Poderoso Chefão", Lady Bird conseguiu uma façanha: nota 100 no "Rotten Tomatoes" (Tomates Podres), um site que copila as criticas profissionais com as do público em geral. Poderoso Chefão recebeu nota 99. A façanha torna-se ainda maior com o baixo custo do filme, foram gastos apenas US$10 milhões para rodar o drama juvenil, uma ninharia para os padrões de Hollywood.
Lady Bird é o primeiro filme da atriz e roteirista Greta Gerwig, de 34 anos. O que conta Lady Bird para merecer tamanha aclamação? O filme, situado em 2002, narra a história de Christine, uma adolescente que estuda em uma escola católica. A jovem têm uma relação conflitiva com seus pais e inicia namoro com um músico. Aparentemente mais uma historieta norte americana para vender momentos de prazer para a rapaziada. Mas a crítica diz o contrário: um grande filme! Os próximos meses dirão se está apta para receber um Oscar e faturar centenas de milhões de dólares nas bilheterias.

Se deseja ser advogado ou juiz, aprenda a programar

O resgate épico de uma imensa biblioteca africana.

Desta vez os extremistas religiosos perderam a contenda. Quase 400 mil livros africanos, em árabe, que datam do século XIII até o XX, foram resgatados no Mali, retirados do perigo terrorista. Tudo começou em 2012. Ao mesmo tempo que os terroristas ocupavam o norte do Mali, uma força-tarefa corria para retirar os livros dessa região. Os papéis foram saindo em uma operação de resgate camuflados em canoas, carros e ônibus.
Os estudiosos já sabiam da existência desses livros mesclados de línguas africanas com o árabe. Mas ninguém imaginava que o volume fosse tão grande. Eles são escritos em pulaar, bámbara, songhay, tamahek, soninké , bobo, hassania, bozo e wolof. Todas línguas africanas que julgavam que eram apenas faladas. Um preconceito que custou caro para o conhecimento de como eram ricas e cultas muitas das sociedades africanas do passado. Há poemas, tratados teológicos, crônicas históricas , registros de enfermidades e informes de guerra. Estão sendo catalogados e digitalizados. Serão colocados à disposição dos estudiosos e do público pela ONG africana Savama que conta com apoio da Unesco, Fundação Ford e cooperação suíça e alemã. Enfim, começa a ruir mais um muro do racismo tresloucado. Acabou a lenda de que africano não sabia escrever.

Nos siga no Google Notícias