ACOMPANHE-NOS    
NOVEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

Segredos do envelhecimento. Cães velhos, novas pesquisas

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 14/11/2020 08:22
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os cães passam por estágios em suas vidas, assim como as pessoas, como é óbvio para quem viu seu companheiro despertar e andar com dificuldade. Agora a ciência está dando uma guinada. A esperança é encontrar paralelos no envelhecimento de cães e de humanos. A pesquisa mostra que os cães são semelhantes a nós em aspectos importantes. Há semelhanças na forma de agir na adolescência e na velhice. Também há semelhança com o que acontece com o DNA na velhice de ambos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Amadurecem da mesma forma que a maioria dos humanos.

Recentemente, pesquisadores em Viena descobriram que os cães amadurecem da mesma forma que a maioria dos humanos. Buscaram padrões de mudanças químicas no DNA. Encontraram um processo denominado "metilação" que não mexe na cadeia do DNA, não altera o conteúdo dos genes, mas muda o quão ativo eles são. Na velhice canina e humana, os genes tornam-se menos ativos a cada ano. E por falar em anos de vida, também estão mudando aquela velha fórmula dos 7 anos de calcular a idade canina, comparativa com a humana.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Precisa uma calculadora com logaritmo.

Para calcular a idade dos cães, você deve multiplicar o logaritmo natural da idade de um cão em anos humanos por 16 e depois adicionar 31. Está claro? Na verdade, não é tão difícil quanto parece, contanto que você acesse a internet para achar uma calculadora com logaritmo. Por exemplo: o logaritmo natural de 6 é aproximadamente 1,8. Esse 1,8 quando multiplicado por 16 é cerca de 29, que mais 31, é igual a 60.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade



Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Comparam um labrador retriever com Tom Hanks.

Usaram Tom Hanks, porque, bem, todo mundo conhece Tom Hanks. Para a maioria de nós, é claro, não há prazer em ver um cão envelhecer, mas ver uma das maiores celebridades envelhecer, é de certa forma, tranquilizador.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário