ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Serra diz que hidrovia do Mercosul sairá do papel

Mário Sérgio Lorenzetto | 03/06/2016 08:32
Serra diz que hidrovia do Mercosul sairá do papel

José Serra, Ministro das Relações Exteriores, reuniu-se com a chanceler argentina, Susana Malcorra. "Combinei com a chanceler que vamos já trabalhar com a ideia de uma autoridade supranacional a respeito da hidrovia. Ela representa o maior potencial de transporte no mundo e que está empacada por fatores absurdos, inclusive de legislação trabalhista na Argentina no governo anterior, que só boicotou essa hidrovia", disse o ministro. O projeto da hidrovia é antigo sonho do Mato Grosso do Sul, envolve a Bolívia, Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Serra diz que: "Vamos retomar esse empreendimento como algo sério. Vai ser um grande investimento econômico". Também afirmou se tratar de concessão privada.

Serra diz que hidrovia do Mercosul sairá do papel

Uma olimpíada logística para garantir os Jogos do Rio 2016.

Como garantir que tudo chegue ao local certo, na hora certa, nos Jogos Olímpicos do Rio 2016? São mais de 11 milhões de refeições, 60 mil cabides de roupas diversas. Também tem 100 mil cadeiras, 34 mil camas e 72 mil mesas que precisam ser entregues e montadas. A quase dois meses do inícios dos Jogos do Rio, os 100 mil metros quadrados dos dois centros de distribuição alugados pelo Comitê Organizador em Duque de Caxias e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, recebem caixas sem parar. De uniformes a petecas e palitos de fósforo, passa de um milhão o numero de itens que precisam administrar.

Foi preciso comprar e fazer tudo isso chegar às 37 arenas na hora certa e na quantidade certa para atender os 10,5 mil atletas de 206 países e às 200 mil pessoas envolvidas em todo o evento. São mais de 10 mil empresas contratadas. Essa está sendo a maior e mais inovadora operação logística já realizada na história do país. Custará quase a metade do orçamento de R$ 7,4 bilhões que serão gastos pelo Comitê Organizador. O Orçamento total - do Comitê e dos governos brasileiros - está previsto em R$ 39,1 bilhões.

Serra diz que hidrovia do Mercosul sairá do papel

Bolas, um mundo de bolas nas Olimpíadas.

Só de bolas somam-se mais de 75 mil unidades, para as diferentes modalidades olímpicas. O futebol precisará de 1.904. O vôlei de quadra, 1.728. Quantidades ainda maiores para o tênis - 22.464, e para o golfe serão 27.312. Tênis de mesa olímpico é jogado com 22.464 bolinhas. Há outras 1.00 bolas para o handebol e 1.020 para o (desconhecido para nós) hóquei sobre grama. Tem ainda 1.100 bolas para o pólo aquático e 820 para o rugby. O Rio será uma imensa bola.

Serra diz que hidrovia do Mercosul sairá do papel

O chinês reverenciado no Paraguai.

Quem é o chinês que ganhou uma estátua em Assunção e um parque com outra estátua em Cidade de Leste, o paraíso das compras de brasileiros? O nome dele é Chiang Kai-Chek. Ele foi o líder do Kuomitang, o Partido Nacionalista chinês e líder máximo da China à partir de 1927. Após a derrota dos nacionalistas para os comunistas, em 1949, refugiou-se com seus militares na Ilha de Taiwan, onde estabeleceu um governo autoritário. Governou a ilha até seu falecimento, em 1975, quando foi sucedido por seu filho.

As homenagens a Chiang Kai-Chek eram comuns no Paraguai do ditador Alfredo Stroessner. Testemunhavam a amizade entre os dois ditadores. Eles eram membros ativos da Liga Anticomunista Mundial, criada pelo ditador chinês de Taiwan. O Paraguai continua sendo "cabeça de ponte" de Taiwan no continente sul-americano e sua única porta de acesso ao Mercosul. A comunidade de chineses originários de Taiwan é grande no país vizinho. Conhecendo esse entrelaçamento é possível entender a imensa quantidade de produtos "shing ling" existentes no comércio paraguaio. Não são propriamente "Made in China" e sim, "Made in Taiwan".

Nos siga no Google Notícias