ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

Síndrome do marido (ou esposa) aposentado

Preparar-se para a aposentadoria

Mário Sérgio Lorenzetto | 20/03/2019 07:38
Síndrome do marido (ou esposa) aposentado

Qual é o segredo da longevidade? Como os habitantes de Okinawa (Japão), Cerdeña (Itália) e Lomas Lindas (Estados Unidos) ultrapassam os cem anos com relativa qualidade de vida? Uma das várias respostas é que entre seus hábitos saudáveis está o de preparar-se para a aposentadoria. Não se trata apenas do viés financeiro, mas de uma gama de atitudes que devem ser tomadas antes do ultimo dia no trabalho.

Síndrome do marido (ou esposa) aposentado

A velhice é como escalar uma montanha.

Quanto mais alto chegamos ao escalar uma montanha, menos forças nos restam. Mas avista desde o cume é estupenda. Temos de perder o medo da velhice. Deveríamos admirar os anos de velhice e apreciar os esforços que fizemos para conseguir essa proeza. A consciência de termos feito nosso melhor esforço nos reconcilia e nos abre um horizonte mais sereno.

Síndrome do marido (ou esposa) aposentado

Nem todos aceitam bem a aposentadoria.

Certamente a aposentadoria é uma porta que parece fechar-se deixando atras de nós uma parte importante de nossa vida. Mas a porta não se fecha, abre-se para novos e velhos amigos e para outros interesses que antes eram relegados por falta de tempo.

Síndrome do marido (ou esposa) aposentado

A síndrome do marido (ou esposa) aposentado.

Curiosamente, a maioria dos novos aposentados verão seus companheiros ou companheiras com estresse, depressão ou insônia. Passam a ter de suportar, por 24 horas, um companheiro indolente, preguiçoso no lar e que não querem compartilhar atividades agradáveis que o tempo recuperado permite-lhes desfrutar. Por essa razão, é importante que aqueles que estão próximos da aposentadoria expandam seus interesses fora do trabalho, para desfrutar melhor o fato de que já não estão sujeitos ao ritmo frenético do estresse laboral.
As mulheres, que estão acostumadas com multitarefas por toda a vida, se sentem bloqueadas por seus esposos, que depois da aposentadoria repetem continuamente uma pergunta própria de crianças pequenas: "E agora, o que faço?"
Saber aceitar a aposentadoria exige um planejamento. O contrário, uma aposentadoria sem cuidado, o levará à depressão.

Síndrome do marido (ou esposa) aposentado

A saída é um envelhecimento ativo.

Esse termo, "envelhecimento ativo", foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Refere-se a um processo que envolve componentes físicos, mentais e sociais do indivíduo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no envelhecimento. Uma boa vida na velhice, é uma vida de mobilidade. Não apenas do ponto de vista físico, mas também mental.

Síndrome do marido (ou esposa) aposentado

A vida dos idosos na "zona azul".

A chama da "zona azul" são as regiões de Okinawa, Cerdeña e Lomas Lindas. Nelas, os idosos têm atividade física moderada e constante, têm uma dieta regular sem exageros, com uma ingestão moderada de vinho nas refeições, se mantém em um peso nunca excessivo (nem para o sobrepeso e nem para a magreza), se preparam para a aposentadoria e têm uma estrutura psíquica muito peculiar - consideram a vida uma aventura e procuram por aventuras incessantemente. A vida é bela para qualquer idade.

Nos siga no Google Notícias