ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Sono é pior que álcool ao volante. Para que dormimos?

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/11/2021 06:40
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No ano passado, pesquisas demonstraram que um motorista com sono é pior que um com excesso de álcool. As reações do insone são mais lentas. Esta é uma das pesquisas que a revista científica Science acaba de publicar. A grande questão continua sendo: para que dormimos? Que um animal feche os olhos e entre em estado de inconsciência que o coloque em perigo não parece uma boa ideia. Assim, desde o ponto de vista evolutivo, dormir é algo que deve ter enorme importância, mas não sabemos exatamente qual seja.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Golfinhos dormem com um olho aberto.

Há poucas espécies que são capazes de dormir pela metade - com um olho aberto. Os golfinhos relaxam um hemisfério cerebral, fechando o olho desse lado, enquanto o outro continua desperto. As fragatas são capazes de voar acordadas durante dias. Mas necessitam de um número de horas de sono por dia. Se não dormem em um determinado dia, certamente dormirão no seguinte.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Sem dormir morrem em 2 ou 3 semanas.

Em um experimento publicado, duas centenas de indivíduos foram privados do sono. Depois de alguns dias, começaram a comer de forma compulsiva, todavia, perdiam peso. Seu ritmo metabólico disparou mais de 200 vezes. Apareceram feridas na pele. Tinham níveis anormais de neurotransmissores. Em duas ou três semanas, todos morreram. A pesquisa foi feita com ratos, mas demonstram que não é possível viver sem dormir.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Aposentados devem dormir pelo menos 6 horas por dia.

Uma pesquisa demonstrou que a incidência de demência entre 8.000 funcionários britânicos quando se aposentavam é muito maior para aqueles que dormem menos de seis horas por dia. Outro trabalho, este do MIT - Instituto Tecnológico de Massachusetts - demonstrou que os estudantes que dormem pouco, são péssimos atletas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O cérebro continua trabalhando durante o sono. Alzheimer?

Há uma questão que ninguém conseguiu decifrar, até o momento. Como todas as outras partes do corpo, o cérebro, em tese, necessita descansar depois de um dia cheio de estímulos. O problema é que a atividade cerebral enquanto se dorme, não se detém, só é diferente. O cérebro trabalha muito durante o sono. As pesquisas não deram resultado que explique esse paradoxo. Sabem apenas que o cérebro elimina metabólitos - "restos de reações químicas" - gerados pelos neurônios durante o dia, como a beta-amilóide, que quando acumulada, parece estar relacionada com o Alzheimer.

Nos siga no Google Notícias