ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Tudo ou nada na reforma da Previdência

Mário Sérgio Lorenzetto | 30/03/2017 08:12
Tudo ou nada na reforma da Previdência

A Reforma da Previdência está apenas na fase de treinamento, em verdade nem começou. Mas esse é um tema que incendia o país. E não só o Brasil, as labaredas vão ao alto em qualquer país. E os fatos se repetem: governo contra a maioria da população, greves, manifestações... A animosidade cala fundo. Mas não há violência, não há agressões.

No Brasil, muitas pesquisas mostraram que a maioria da população não deseja a retirada de seus direitos para a aposentadoria. A última foi realizada na manifestação de domingo na Avenida Paulista.

Em tese um pequeno contingente de pessoas que alucinam só de ouvir o nome de Lula ou do PT. O resultado foi de 74% dos manifestantes contrários à reforma proposta por Temer. É sintomático que metade deles deseja a permanência do atual Presidente da República. Temer respondeu com um "tudo ou nada": ou o Brasil faz a reforma da previdência ou para. A primeira versão do "tudo ou nada" foi uma peça mal planejada: "O governo acaba no dia seguinte da não aprovação da reforma".

Tudo ou nada na reforma da Previdência

Contagem dos votos será feita até o fim de semana.

Todos os ministros foram colocados para conferir os votos dos deputados de seus respectivos partidos. Também terão de conquistar a maior quantidade de votos que for possível. O Ministro da Casa Civil é o responsável pela computação dos votos. Funciona bem nesse mister, acertou a contabilidade dos votos a favor do impeachment de Dilma. O governo, após a votação da terceirização, quando viu sua bancada de apoio reduzir, tem receio de ser surpreendido na hora do voto.

Mas, essa, dificilmente será a contagem de votos final. Repito: a reforma da previdência ainda está em fase de treinamento das equipes. Falta muito tempo para o jogo desenrolar. Só os sindicatos em geral, e petistas em particular, entraram em campo (e estão mostrando toda sua histórica truculência com a violência eleitoreira deliberada). O polo oposto, que terá imensos lucros com a reforma - bancos e sistema financeiro - ainda não se reuniu para receber a preleção do técnico Henrique Meirelles e, na hora certa, entrar em campo.

Tudo ou nada na reforma da Previdência

Alto lá, sindicato.

Os sindicatos receberam um xeque do STF: parte expressiva de suas receita foi cassada pelos ministros. Com essa decisão, entraram em parafuso, passaram a depender dos votos dos deputados federais para ver sua finanças não entrarem em colapso. Pior ainda: os deputados federais provavelmente incluirão o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical na reforma trabalhista que será votada no Congresso ainda em 2017.

Passaram do xeque do STF para o xeque-mate do Congresso. Só resta o malabarismo eleitoral - parecer que defendem os interesses dos sindicalizados. Há ainda uma centena de sindicalistas que pretendem alçar voo, miram a conquista de uma cadeira na Câmara de Deputados, para eles o tudo ou nada da equipe de Temer é respondido com um vale-tudo, inclusive agredir deputado federal.

Tudo ou nada na reforma da Previdência

Falta o projeto de um país justo.

Os resultados do IDH brasileiro revelaram que estamos estagnados na melhoria das condições de vida desde 2015. Afetando sobretudo os indivíduos e famílias mais carentes. Perdemos, totalmente, a capacidade de, ao mesmo tempo, criar mais riqueza e combater a desigualdade. Inexiste um projeto que levante esse tema.

Infelizmente, no entanto, o debate político tornou-se tão polarizado , desde as jornadas de 2013, que tem sido difícil reconciliar produção de riqueza com combate à desigualdade. Estão divorciados. Obviamente que é necessário retomar o crescimento e aumentar a eficiência econômica do país. Isso é uma condição "sine qua non" para termos uma sociedade mais justa.

Entretanto, a metáfora do bolo criada por Delfim Neto nos anos 1970 - primeiro fazer o bolo, para depois, dividi-lo - não dá conta dos anseios da sociedade atual. Não se pode ter mais um descasamento entre a produção de riqueza e sua distribuição porque, desde a Constituição de 1988, o país passou a ser organizado em torno dos direitos dos cidadãos. Essa não é uma bandeira petista, pelo contrário, eles não participaram da construção desse arcabouço jurídico que transformou o país.

Tudo ou nada na reforma da Previdência

Truques usados pelos supermercados para consumirmos mais.

Tudo ou nada na reforma da Previdência

Tempo é igual a gastar dinheiro.

A imensa maioria dos supermercados não têm janela nem relógio na parede. A iluminação procura repetir a música calma, cria um ambiente agradável e de tranquilidade. Os estudos mostram que a passagem do tempo é decisiva para o aumento das compras impulsivas. Quanto mais tempo passar dentro de um supermercado, maior a tendência de aumento de gastos.

Nos siga no Google Notícias