ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

Você sabia que exite médico de árvores do Japão?

Mário Sérgio Lorenzetto | 02/08/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A cena do acontecimento está circunscrita por fitas de plástico amarelo, impedindo quedos curiosos se aproximem do local da morte. De pé, junto à vítima, dois homens uniformizados, levantam o olhar para cima. Avaliam a situação da morte. Existe o risco de outra morte? Estamos em Tóquio para acompanhar a conquista do maior título da história do Corinthians. A vítima que os homens estudam é um ramo solto de tamanho respeitável, de um freixo japonês. Fazem copiosas anotações em um tablet.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Uma profissão: medico de árvores.

Não é uma raridade nipônica, durante os últimos decênios, consolidaram uma figura profissional capaz de gestionar, diagnosticar e ditar tratamentos adequados para as árvores que nos rodeiam. Chamam essa ciência de "arboricultura" e "médicos arboristas" aqueles que a ela se dedicam. Intervém na prevenção e quando as árvores sofreram algum dano devido a um evento climático extremo, a encontros desafortunados com a ação humana e devido a doenças.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Doutor, como está a árvore?

A grandes pinceladas, as árvores enfrentam dois tipos principais de problemas: mecânicos - como um grande ramo quebrado por um vendaval - ou biológico - fungos costumam atacar as árvores.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O plano secreto das árvores.

As plantas são seres modulares, isso implica que elas têm um plano secreto para reconstruir uma nova planta desde zero. Esse plano está codificado em quase todas as células da planta. Se morre um ramo, é muito provável que a "gema dormente", as células responsáveis por erigir um novo ramo, substitua o ramo anterior. Também é possível que se cortarem a árvore inteira, mas deixarem boa parte do caule, a gema dormente mais próxima promoverá o rebrote, o "renascimento" da árvore. Esses são os conhecimentos básicos de um doutor arborista. Mas vão muito além, são capazes de administrar os melhores medicamentos para curá-las de muitas moléstias. O Japão é exemplar no cuidado de suas árvores.

Nos siga no Google Notícias