ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Finanças & Investimentos

Quanto custa um filho?

Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 06/09/2013 10:52

Filhos em muitas famílias é o sonho mais esperado de casais, que pode significar também o inicio de umas das fases de maior gasto e impacto na vida dos pais. O casal que espera a chegada de um filho pode não saber, mas estudos mostram que nos próximos 21 anos eles irão desembolsar entre R$ 200 mil e R$ 1 milhão, dependendo logicamente de sua situação financeira e á disposição para investir no futuro de seu filho.

Na hora de fazer as contas, é preciso levar em consideração as despesas essenciais, os gastos dispensáveis e, no longo prazo, a necessidade de uma poupança. Entram na conta, ainda, os gastos não previstos, como festas de aniversário e passeios. Se o orçamento apertar á receita é a mesma de sempre, reveja suas prioridades e defina o que ode ser descartável em sua vida.
Especialistas afirmam que o ideal é que o custo do filho não ultrapasse 30% da renda média líquida do casal. Do contrário, o padrão de vida pode mudar drasticamente.

Mas fique calmo. Isso não quer dizer que você precisa alcançar o primeiro milhão antes de pensar em ter seu primeiro filho. Também não significa que você deva se desesperar e ficar (muito) preocupado com o futuro dos seus filhos. Trata-se de aprender, a “trocar a roda do carro” em movimento, e ter uma reserva financeira para os gastos mais pesados à medida em que eles aparecem, e contar ainda com um plano B para infortúnios. Esses gastos são feitos aos poucos, mas é bem verdade que podem pegar pais e mães desprevenidos.

A maior lição de um estudo como esse é compreendermos a importância da reserva financeira, que já aparece como um item essencial no planejamento econômico das famílias. Essa reserva deve incluir tanto provisões para emergências, como a perda de um emprego, ou uma doença na família. E também quanto ao patrimônio do casal, caso um dos pais venha a falecer. A ideia é garantir a sobrevivência e a educação dos filhos pelo menos até a formatura na faculdade. A reserva também pode incluir o dinheiro da faculdade ou o capital inicial para o filho se lançar à vida adulta.

Você gostaria de fazer o cálculo com base em suas projeções de gastos para o futuro? Esse link (http://extras.ig.com.br/infograficos/quantocustaumfilho/) tem uma ferramenta muito interessante que mostra uma projeção do total destes gastos de acordo com suas decisões sobre as despesas com o(s) seu(s) filho(s). Até a próxima!

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias