ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Finanças & Investimentos

2º Desculpa: "Meu dinheiro está seguro na poupança"

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 07/05/2014 10:30

Continuando nossa série sobre ás cinco das desculpas mais comuns na hora de investir. Vamos continuar com as confrontações, agora com a desculpa número 2 do ranking.Esta lista foi publicada originalmente no blog rico.com.vc, e logo que ás li achei muito promissor compartilha-las com vocês aqui na coluna. O intuito é desmistificar cada uma e ajudá-lo a "lutar" mais pelo seu dinheiro. O problema quando damos uma desculpa para um problema é que geralmente ficamos inertes ou permanecemos em um erro, o que no mundo financeiro representa perda de patrimônio.

2º "Meu dinheiro está seguro na poupança": Você sempre foi incentivado a economizar seu salário para o futuro depositando as economias no banco. Afinal, brasileiro que é brasileiro sempre foi adepto à poupança, que serve como um "pé-de-meia" para custear imprevistos e sonhos de consumo. Já parou pra calcular a rentabilidade da Poupança? Sabemos que ao aplicar na poupança, você e a maioria dos brasileiros costumam levar em consideração apenas o seu rendimento anual e quando muito, a taxa básica de juros que o acompanha (Selic). No entanto, vale a pena se esforçar um pouco mais e tomar conhecimento das seguintes regras de rentabilidade:

- Em depósitos efetuados até 3 de maio de 2012: a regra de remuneração é Taxa Referencial (TR) + 0,5% ao mês.

- Em depósitos a partir de 4 de maio de 2012: quando a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o cálculo será a TR + 0,5%; quando a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento será a TR + 70% da Selic. (fonte: Itaú)

Com a taxa Selic a 11% atualmente, a poupança garante rendimento de 0,5% ao mês mais a TR (Taxa Referencial). Portanto, sentimos informar que a poupança não é o melhor investimento do momento! Das regras acima, podemos interpretar que o rendimento da poupança permanece inalterado enquanto a Selic estiver acima de 8,50% ao ano, ao passo que outros investimentos (como o Tesouro Direto) acompanham a tendência de crescimento da taxa básica de juros. Logo, quem não abre mão de segurança deve procurar outras opções de investimentos em renda fixa como Tesouro Direto, CDB, LCI ou LCA.

Espero que você amigo leitor não se encaixe em nenhuma destas desculpas, e mesmo que se encaixe, torço para que você “mude de rota” o quanto antes.Mude sua situação, investindo em educação financeira, e não se esqueça de contar conosco para sanar suas dúvidas entrando em contato através do portal (www.opatriarca.com.br), e para aprender mais sobre o mundo dos investimentos através de nossos cursos e palestras. Não percano próximo artigo mais algumas confrontações. Deixe seu comentário logo abaixo. Até a próxima!

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen - www.manualinvest.com/ www.opatriarca.com.br

Nos siga no Google Notícias