ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Finanças & Investimentos

5 dicas para não se endividar e ainda ensinar sobre finanças às crianças

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 10/10/2014 09:07

Depois do Natal e Dia das Mães, o Dia das Crianças é a data mais importante para o comércio, e assim como as outras datas comemorativas, é um motivo para colocar o orçamento em risco. No entanto, também pode ser uma oportunidade de ensinar as crianças a lidarem com dinheiro. Ao menos, esta é a opinião do educador financeiro e presidente do DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos. O educador financeiro elaborou algumas dicas para quem não quer se endividar e ainda quer aproveita o momento para incentivar o herdeiro a planejar as compras. Confira a seguir:

1- Conhecer: procure saber qual produto a criança quer como presente e se ele realmente é necessário. O educador lembra que é importante verificar se o item precisa de manutenção, como pilhas, baterias, filmes ou atualizações, que podem custar mais que o próprio presente.

2- Pesquisar: utilize a internet para pesquisar o preço do produto, e depois vá em pelo menos três lojas presenciais. Junto com o presente, procure também dar materiais relacionados com a educação financeira, para que a criança adquira esses conhecimentos.

3- Incentivar: segundo o educador, as crianças estão sendo estimuladas ao consumo cada vez mais cedo e, logo percebem o poder do dinheiro na hora de comprar as coisas. Por isso elas devem ser incentivadas e conscientizadas, já a partir dos três anos, sobre como usar o dinheiro com responsabilidade. O Dia das Crianças é a melhor data para isso, pois, a criança sabe que é o pai que está dando o presente e assim a conversa pode ser mais aberta. Dessa forma, aborde o assunto de forma lúdica e com foco na realização de sonhos, e não no consumo em si, para que a aquisição de um bem tenha significado e aconteça por meio de reflexão.

4- Dívidas: certifique-se que ao comprar o presente não faltará dinheiro para suas verdadeiras necessidades, como educação, saúde, qualidade de vida. Para evitar o endividamento, busque opções que caibam dentro do orçamento familiar.

5- Poupar: não deixe de planejar a compra do presente tanto no Dia das Crianças, quanto em qualquer outra data comemorativa, e ensine os pequenos a pouparem. Domingos indica o uso de cofrinhos com o nome de cada objeto de desejo da criança, mostrando que é preciso guardar dinheiro por um tempo para conseguir o que quer. Já com as crianças maiores, o educador indica a negociação, fazendo-os perceber que sonhar é saudável, mas nada “cai do céu”.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias