A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 27 de Junho de 2017


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


10/10/2014 09:07

5 dicas para não se endividar e ainda ensinar sobre finanças às crianças

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*)

Depois do Natal e Dia das Mães, o Dia das Crianças é a data mais importante para o comércio, e assim como as outras datas comemorativas, é um motivo para colocar o orçamento em risco. No entanto, também pode ser uma oportunidade de ensinar as crianças a lidarem com dinheiro. Ao menos, esta é a opinião do educador financeiro e presidente do DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos. O educador financeiro elaborou algumas dicas para quem não quer se endividar e ainda quer aproveita o momento para incentivar o herdeiro a planejar as compras. Confira a seguir:

1- Conhecer: procure saber qual produto a criança quer como presente e se ele realmente é necessário. O educador lembra que é importante verificar se o item precisa de manutenção, como pilhas, baterias, filmes ou atualizações, que podem custar mais que o próprio presente.

2- Pesquisar: utilize a internet para pesquisar o preço do produto, e depois vá em pelo menos três lojas presenciais. Junto com o presente, procure também dar materiais relacionados com a educação financeira, para que a criança adquira esses conhecimentos.

3- Incentivar: segundo o educador, as crianças estão sendo estimuladas ao consumo cada vez mais cedo e, logo percebem o poder do dinheiro na hora de comprar as coisas. Por isso elas devem ser incentivadas e conscientizadas, já a partir dos três anos, sobre como usar o dinheiro com responsabilidade. O Dia das Crianças é a melhor data para isso, pois, a criança sabe que é o pai que está dando o presente e assim a conversa pode ser mais aberta. Dessa forma, aborde o assunto de forma lúdica e com foco na realização de sonhos, e não no consumo em si, para que a aquisição de um bem tenha significado e aconteça por meio de reflexão.

4- Dívidas: certifique-se que ao comprar o presente não faltará dinheiro para suas verdadeiras necessidades, como educação, saúde, qualidade de vida. Para evitar o endividamento, busque opções que caibam dentro do orçamento familiar.

5- Poupar: não deixe de planejar a compra do presente tanto no Dia das Crianças, quanto em qualquer outra data comemorativa, e ensine os pequenos a pouparem. Domingos indica o uso de cofrinhos com o nome de cada objeto de desejo da criança, mostrando que é preciso guardar dinheiro por um tempo para conseguir o que quer. Já com as crianças maiores, o educador indica a negociação, fazendo-os perceber que sonhar é saudável, mas nada “cai do céu”.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

O lado bom de ser demitido
Você trabalha em uma empresa e repentinamente é demitido. De primeira, você fica aborrecido. Em vários casos, fica até mesmo revoltado. Mas como você...
4 passos para sair do superendividamento
Toda semana recebemos mensagens de leitores realmente desesperados. Muitos destes que conversam conosco se encontram em uma situação grave de endivid...
Gere mais renda revendendo importados
Uma das formas mais seguras de gerar renda extra ou de iniciar um negócio de sucesso é através de produtos para revender. Isso porque independente do...
Conselhos aos jovens que estão desempregados
Segundo o IBGE, o desemprego entre os jovens é de quase 29%. E não há perspectivas de uma rápida melhora. A nova geração encara desafios que a maiori...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions