ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Finanças & Investimentos

5 orientações para utilizar seu saldo do FGTS

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 15/02/2017 08:18

Recentemente, o Governo Federal anunciou que irá autorizar o saque de contas inativas do FGTS, aquelas que não recebem mais depósitos desde dezembro de 2015. Grande parte dos trabalhadores beneficiados receberá valores inferiores a um salário mínimo. Portanto, procure saber se você tem um saldo a resgatar e tenha em mente que o valor poderá ser usado da forma que preferir, não apenas para pagar dívidas – algo que foi cogitado pelo Governo antes. Abaixo, coloco 5 orientações para que você decida a melhor formas de utilizar o valor resgatado.

1 – Antecipar a realização de um sonho: Sabe aquele sonho para o qual você está guardando dinheiro e pretende realizar no curto, médio ou longo prazo? Pode ser uma viagem em família, a compra de uma casa ou a troca do carro. Com essa reserva, você pode antecipar a realização.

2 – Aumentar ou criar uma reserva financeira: Sua reserva financeira deve ser de, no mínimo, o valor de 6 meses dos seus rendimentos mensais (ou da média mensal, caso não possua rendimento fixo), considerando a possibilidade de imprevistos acontecerem no futuro. Um imprevisto pode ser positivo, como participar de um curso, comprar um presente de casamento ou aceitar um convite para visitar aquele amigo que você não vê há tempos, ou negativo, como a necessidade de consertar o carro, arcar com gastos de um problema de saúde ou mesmo com o desemprego.

3 – Investir em sua independência financeira: Sem dúvidas esta é a minha opção preferida. Pense comigo, caso o Governo Federal não tivesse autorizado o saque deste valor, ele continuaria aplicado na conta do FGTS obtendo um rendimento muito baixo. Portanto, se você ainda não planejou a sua independência financeira, esta é uma oportunidade sensacional para fazê-lo, resgatando o valor do FGTS e investido em um fundo mais lucrativo e adequado para os sonhos de longo prazo, como CBD ou Tesouro Direto.

Caso já tenha planejado a sua aposentadoria sustentável, você pode utilizar o valor para fazer um aporte na aplicação que utiliza. Para conhecer o tamanho do “pé de meia” que precisa para o futuro, baixe aqui a fórmula que calcula o valor necessário para a sua independência financeira automaticamente; basta apenas preencher algumas informações.

4 – Quitar dívida com alta taxa de juros: Caso possua alguma dívida atrasada no cartão de crédito, cheque especial ou que tenha uma taxa elevada de juros, a sugestão é negociar o valor com a instituição, buscando por um bom desconto para o pagamento à vista. Bancos costumam conceder descontos de até 70% sobre o valor de dívidas mais antigas.

Não havendo o acordo, aplique o dinheiro para utilizá-lo em uma negociação futura. Lembre-se da frase: “Devo, não nego. Pago quando e como puder!”. Por outro lado, se você possui uma dívida que está sendo paga em dia, dentro do seu orçamento mensal, não utilize este dinheiro para antecipar parcelas. Dê preferência aos outros itens desta lista.

5 – Investir em sua carreira: Isso mesmo, você pode utilizar este recurso para fazer uma pós-graduação, um MBA ou mesmo uma atualização em sua área de atuação. Converse com seu superior ou sócio e demonstre seu interesse em evoluir em sua carreira e negócio. A empresa pode contribuir financeiramente – caso o valor não seja suficiente para os estudos – ou talvez flexibilizar seus horários de trabalho, para que possa realizar esse sonho.

Fonte: José Eduardo Camilo/DSOP.com.br
Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen é criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias