A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


06/11/2013 07:58

As mulheres e a educação financeira no mundo

Emanuel Gutierrez Steffen (*)

Quando o assunto é mulher e o dinheiro não são poucos os pré-conceitos existentes para descrever um determinado perfil. Para amenizar este problema, e tentar compreender melhor a relação da mulher com o dinheiro, a “Visa” encomendou uma pesquisa mundial em 2012, com 25 mil pessoas em 27 países para identificar oportunidades de melhoria na educação financeira. As informações obtidas com a pesquisa permitem traçar um perfil da relação das mulheres com o dinheiro e destacam as oportunidades e desafios que ainda existem em educação financeira.

Uma das descobertas desse estudo, intitulado ”Barômetro Internacional de Educação Financeira da Mulher”, é que o nível de estabilidade econômica pessoal (medido pela reserva de emergência), é muito baixo em todo o mundo, entre homens e mulheres. No Brasil, por exemplo, entre os que não poupam, 51% são mulheres e 41% são homens. Apenas na Austrália o sexo feminino supera o masculino na hora de guardar dinheiro.

As mulheres de Taiwan, da China e de Hong Kong acumularam mais do que três meses de poupança, liderando o ranking das entrevistadas do sexo feminino que tem mais chance de sobreviver com a reserva de emergência. O Brasil ficou em 18º posição neste ranking, o que significa que a mulher brasileira não costuma guardar dinheiro na poupança. Em último lugar, ficou o Paquistão, com uma média de 0,7 meses de economias.

As brasileiras também foram as segundas colocadas entre as que mais conversam com seus filhos (de 5 a 17 anos) sobre gestão do dinheiro, com uma média de 39,5 semanas por ano. As mexicanas lideram o ranking, com 41,7 semanas. Bósnia, Sérvia e Líbano também aparecem entre as cinco primeiras posições.

Quando questionadas sobre qual seria a idade ideal para que as escolas comecem a ensinar as crianças noções de educação financeira, as brasileiras também se destacaram. Foram as que apontaram a menor idade: 8 anos, enquanto a média mundial foi de 11 anos. Esse tipo de pesquisa é muito interessante, pois nos permitem identificar quais as diferenças existentes em cada país em relação ao papel da mulher na organização da família, no mercado de trabalho, e seu reflexo no comportamento financeiro. E você amiga leitora, como age na administração de seus recursos?

(*) Com informações de Blog visa

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas conseqüências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com 

7 Dicas práticas de economia com o lazer
1.Aproveite mais os pequenos prazeres da vida: Uma volta no parque, um cochilo na rede, um piquenique no jardim e um filme com pipoca em uma tarde ch...
Riqueza é ter tempo para você e quem você ama
Tornar-se mais produtivo, ganhar tempo para aproveitar melhor a vida ou trabalhar mais e ganhar mais. São muitas as razões para perseguirmos a produt...
Reserva financeira: 9 passos fáceis para construir a sua
Reserva financeira, fundo de emergência, colchão financeiro. Não importa o nome que você dê. Se você ainda não tem de três a seis salários guardados ...
Confesse: quantas vezes tentou organizar finanças?
Confesse: você já tentou diversas vezes começar a organizar as finanças, diminuir os gastos, aumentar as receitas, investir e etc., mas volta e meia ...


Emanuel eu me encaixo entre estas entrevistadas,preciso de uma aula sobre adm financeira,não consigo poupar.Gosto das sua matérias.
 
elisangela ribeiro em 06/11/2013 08:29:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions