A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 26 de Junho de 2017


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


06/11/2013 07:58

As mulheres e a educação financeira no mundo

Emanuel Gutierrez Steffen (*)

Quando o assunto é mulher e o dinheiro não são poucos os pré-conceitos existentes para descrever um determinado perfil. Para amenizar este problema, e tentar compreender melhor a relação da mulher com o dinheiro, a “Visa” encomendou uma pesquisa mundial em 2012, com 25 mil pessoas em 27 países para identificar oportunidades de melhoria na educação financeira. As informações obtidas com a pesquisa permitem traçar um perfil da relação das mulheres com o dinheiro e destacam as oportunidades e desafios que ainda existem em educação financeira.

Uma das descobertas desse estudo, intitulado ”Barômetro Internacional de Educação Financeira da Mulher”, é que o nível de estabilidade econômica pessoal (medido pela reserva de emergência), é muito baixo em todo o mundo, entre homens e mulheres. No Brasil, por exemplo, entre os que não poupam, 51% são mulheres e 41% são homens. Apenas na Austrália o sexo feminino supera o masculino na hora de guardar dinheiro.

As mulheres de Taiwan, da China e de Hong Kong acumularam mais do que três meses de poupança, liderando o ranking das entrevistadas do sexo feminino que tem mais chance de sobreviver com a reserva de emergência. O Brasil ficou em 18º posição neste ranking, o que significa que a mulher brasileira não costuma guardar dinheiro na poupança. Em último lugar, ficou o Paquistão, com uma média de 0,7 meses de economias.

As brasileiras também foram as segundas colocadas entre as que mais conversam com seus filhos (de 5 a 17 anos) sobre gestão do dinheiro, com uma média de 39,5 semanas por ano. As mexicanas lideram o ranking, com 41,7 semanas. Bósnia, Sérvia e Líbano também aparecem entre as cinco primeiras posições.

Quando questionadas sobre qual seria a idade ideal para que as escolas comecem a ensinar as crianças noções de educação financeira, as brasileiras também se destacaram. Foram as que apontaram a menor idade: 8 anos, enquanto a média mundial foi de 11 anos. Esse tipo de pesquisa é muito interessante, pois nos permitem identificar quais as diferenças existentes em cada país em relação ao papel da mulher na organização da família, no mercado de trabalho, e seu reflexo no comportamento financeiro. E você amiga leitora, como age na administração de seus recursos?

(*) Com informações de Blog visa

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas conseqüências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com 

O lado bom de ser demitido
Você trabalha em uma empresa e repentinamente é demitido. De primeira, você fica aborrecido. Em vários casos, fica até mesmo revoltado. Mas como você...
4 passos para sair do superendividamento
Toda semana recebemos mensagens de leitores realmente desesperados. Muitos destes que conversam conosco se encontram em uma situação grave de endivid...
Gere mais renda revendendo importados
Uma das formas mais seguras de gerar renda extra ou de iniciar um negócio de sucesso é através de produtos para revender. Isso porque independente do...
Conselhos aos jovens que estão desempregados
Segundo o IBGE, o desemprego entre os jovens é de quase 29%. E não há perspectivas de uma rápida melhora. A nova geração encara desafios que a maiori...



Emanuel eu me encaixo entre estas entrevistadas,preciso de uma aula sobre adm financeira,não consigo poupar.Gosto das sua matérias.
 
elisangela ribeiro em 06/11/2013 08:29:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions