ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Finanças & Investimentos

Como se tornar um milionário a partir de 2014

(*) Emanuel Gutierrez Steffen | 08/01/2014 08:09

Com um bom projeto financeiro e disciplina é possível se tornar um milionário. Para uns pode demorar um pouco mais, para outros menos, mas chegar ao primeiro milhão é uma meta totalmente atingível. Dependendo do capital disponível, em apenas um ano é possível se tornar um milionário com um bom projeto financeiro. E mesmo que o objetivo não possa ser alcançado em um ano, esse prazo é mais do que suficiente para que seja ao menos adotada a atitude que o levará a ser milionário. Ou seja, no fundo é uma questão de conscientização e escolha. O que você determinar para este ano e para os próximos acontecera com você, o que não foi planejado simplesmente se manterá como está. Confira a seguir 9 dicas que irão lhe orientar sobre como organizar sua vida atual e se reposicionar para o alcance do primeiro milhão.

1) Resolva suas dívidas: Antes de tudo, é preciso liquidar as dívidas. Os débitos devem ser listados em uma planilha de modo que se observem quais são os tamanhos das dívidas, os credores e os seus juros. Para tornar a tarefa de liquidar os débitos mais fácil, duas dicas principais devem ser seguidas. A primeira é substituir os empréstimos mais caros por um único mais barato. A outra dica é negociar com os credores. Como eles são os principais interessados em receber o pagamento, quem mostra disposição em pagar a dívida e propõe novos prazos ou descontos pode conseguir melhores condições.

2) Inicie um planejamento financeiro: Dedicar um tempo para estudar quais serão os passos para chegar à meta é fundamental. Uma sugestão são que todas as despesas sejam anotadas em uma planilha e que sejam estabelecidas quais são as despesas fixas, as variáveis e as "semifixas".

3) Aprenda a poupar antes de investir: Falar sobre dívidas, planejamento e cortes de gastos pode parecer um atraso para quem pensa que se tornar um milionário é antes de tudo ampliar a renda da noite para o dia com uma ideia genial. Para isso mais importante do que saber ganhar dinheiro é saber poupar. Se você perguntar a 100 pessoas se elas sabem ganhar dinheiro, a maioria responderá 'sim'. Mas, se perguntar às mesmas cem pessoas se elas sabem poupar, apenas duas ou três vão dizer que sabem.

Uma das máximas das finanças pessoais diz justamente que "poupar é mais importante do que investir". Isso significa que ter uma regularidade de aportes nos investimentos e poupar mais dinheiro é muito mais importante do que dar uma “grande tacada” e escolher a melhor aplicação disponível no mercado. Isso significa que antes de iniciar qualquer investimento é essencial ter uma vida financeira organizada, que permita que todos os gastos mensais sejam pagos e ainda seja possível reservar mensalmente parte do orçamento para os investimentos.

4) Fuja de promessas de enriquecimento fácil: Antes de partir para algumas dicas que podem aumentar o seu patrimônio é importante entender que para enriquecer é preciso ser realista. Esqueça as fórmulas mágicas que o façam alcançar um milhão de reais em pouco tempo.

5) Aumente sua renda. Crie renda passiva: Além de poupar e investir o que já se ganha regularmente, aumentar a renda pode ser fundamental para o projeto milionário. Muitos consultores financeiros explicam que mudar de carreira ou emprego nem sempre é a melhor solução, principalmente se o atual emprego for satisfatório. Eles propõem, portanto, a busca de fontes de renda extra. É possível aumentar a renda apenas usando a seu favor àquilo que você já sabe. Não se trata de abrir uma empresa, mas de ter uma postura empreendedora e de reconhecer suas habilidades. Com autoconfiança e organização é possível oferecer seu conhecimento ao mercado e obter uma remuneração por isso.

6) Defina qual é a disponibilidade para investir: O ideal é que se destine, no mínimo, 10% da renda mensal aos investimentos. Dependendo da renda e do prazo em que o investidor planeja alcançar o seu primeiro milhão a porcentagem pode aumentar ou diminuir.

7) Consulte profissionais para orientar seus investimentos: Buscar ajuda de um profissional pode ser recomendável para escolher os investimentos certos, principalmente para os investidores iniciantes ou para quem não tem tempo de acompanhar de perto o mercado. Os planejadores ou consultores financeiros podem dar um panorama dos investimentos existentes e apresentar quais seriam os produtos mais indicados para o cliente no momento, de acordo com os recursos disponíveis.

8) Estude investimentos que podem te ajudar a se tornar milionário: Existem alguns investimentos mais indicados para se tornar um milionário. Como exemplo podemos citar um dos mais seguros: o Tesouro Direto, que são os títulos da dívida pública. Eles possuem diferentes prazos e podem ser pós-fixados e atrelados à Selic.

9) Faça uma boa manutenção dos investimentos: Depois que o investidor já se organizou financeiramente, está conseguindo aumentar sua renda e multiplicar o patrimônio, o que resta é fazer uma boa manutenção de seus investimentos.

E então amigo leitor, preparado para reorientar sua vida para um objetivo maior este ano!? Compartilhe outras estratégias que você pratique nos comentários a seguir, com certeza elas serão úteis para alguém. Até a próxima!

(*) com informações de exame.com

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias