ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Finanças & Investimentos

Compras coletivas: oportunidade para quem sabe planejar

(*) Emanuel Gutierrez Steffen | 12/03/2014 08:30

Mesmo depois daquele grande “boom” vivido á alguns anos atrás, os sites de compra coletiva têm mantido o sucesso em boa parte do mundo. No Brasil o fenômeno não é diferente, e muitos sites já se consolidaram no oferecimento de descontos e promoções. Claro, ter a chance de comprar e pagar mais barato é a oportunidade que todos buscam. Logo, fica fácil imaginar como se justifica o sucesso do serviço que alia, na maioria das vezes, preços baixos, comodidade e cardápio de ofertas em abundância. A Educação financeira pode garantir uma compra consciente. Olhando um pouco sob a ótica da educação financeira e do consumo consciente, alguns pontos devem ser observados antes de optar pela compra. Mais importante do que a promoção é entender se a compra naquele momento é viável e não prejudicará as suas finanças.

Algumas questões podem e devem ser respondidas antes da compra. As respostas poderão servir de incentivo ou de alerta. Cabe frisar mais uma vez que o mais importante deve ser o respeito ao seu orçamento. Veja abaixo lista preparada pelo Blog Dinheirama sobre compras coletivas e educação financeira. A cada tentação que os sites de compra coletiva oferecerem, experimente fazer as seguintes perguntas:

- A compra é realmente necessária? Estou comprando esse produto mais pela “condição incrível” (preço) ou porque tenho necessidade? Ou as duas coisas?
- Preciso comprar agora ou posso comprar quando tiver honrado outros compromissos mais importantes?
- Quanto posso gastar de meu orçamento com compra em promoções?
Tenho limites? Tenho um orçamento, ainda que simples?
- A compra não irá comprometer a realização de meus objetivos futuros?

Sem dúvida, a compra coletiva pode ser uma excelente oportunidade de consumir mais e de forma mais barata. Mas é importante destacar que toda compra quando feita de maneira planejada contribui para garantir solidez e tranquilidade para seu bolso. Não basta comprar porque “está barato” quando, mesmo barato, o produto acaba gerando ansiedade, problemas financeiros futuros e muita dor de cabeça. O consumo tem que ser para o bem-estar duradouro. E você amigo leitor, você utiliza os portais de compra coletiva para economizar na compra de bens e serviços? Você resiste ás tentações, seguindo a risca o seu orçamento, ou enfrenta dificuldades tendo o costume de comprar por impulso? Não deixe de comentar. Até a próxima!

Fonte de informações: consumidorconsciente.org
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen– Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias