ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Finanças & Investimentos

Cuidados com seu cartão ao viajar

Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 17/09/2013 07:52

As informações a seguir podem soar meio óbvias, mas pode acreditar que sua relevância pode livra-lo de muitas “dores de cabeça” no futuro. Talvez pela euforia ou a ansiedade pelo momento tão esperado de descanso este acabe sendo um assunto meio esquecido, ou pouco abordado. Para não passar por situações de risco, ou problemas em um lugar “não familiar” fique atendo as dicas que seguem que podem evitar o stress, em um momento que deve ser apenas de descanso. Quem está de malas prontas para uma viagem certamente deve ter escolhido o cartão de crédito ou de débito como um dos principais itens da bagagem, já que são aceitos na maioria dos estabelecimentos do País e do mundo. A praticidade e a segurança ao carregar contribuem para a sua escolha principalmente em relação ao dinheiro em espécie.

Lembre-se de ter sempre em mãos os telefones de suporte dos cartões, para consultas ou emergências. Anote também os dados relevantes do cartão em um lugar seguro. Eles podem ser úteis, caso tenha de bloquear o cartão por perda ou roubo, principalmente se estiver em viagem internacional. Neste último caso, informe-se ainda sobre qual o melhor número para ligar, uma vez que os números 0800 só funcionam no próprio país de origem. Leve poucos cartões e guarde-os em segurança: Ainda que você tenha muitos cartões, o ideal é levar apenas um ou dois na viagem. Além de mais seguro, isso permite que você tenha mais controle sobre seus gastos.

No momento das compras dê preferência ao cartão com maior limite de crédito, o que lhe garante mais flexibilidade e tranquilidade. O limite consta na própria fatura do cartão, mas você também pode conferi-lo entrando em contato com o atendimento do banco emissor ou no site da instituição.

Quando for sair com o seu cartão, procure guardá-lo em um cinto próximo ao corpo e não dentro de bolsas ou carteiras. Caso não precise do cartão, deixe-o guardado em um cofre do hotel, em vez da mala. Para evitar surpresas na volta para casa guarde todos os recibos de compras e transações. Além de ajudar a controlar os gastos, eles vão ajudá-los a conferir algum erro quando a sua fatura de cartão de crédito chegar. Quando a fatura chegar, analise-a com cuidado, comparando com os recibos, e em caso de algo suspeito, comunique o fato à administradora do cartão e/ou ao banco emissor. Simples, mas muito relevante não é? E você leitor já passou por algum problema com seu cartão de crédito ou débito em alguma viagem? Como você solucionou a situação? Comente, pois pode ser útil á alguém que já esteja se programando para as férias. Até a próxima.

(*) Com informações de financaspraticas.com.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com 

Nos siga no Google Notícias