ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Finanças & Investimentos

Encontre maneiras para aumentar sua renda

Emanuel Gutierrez Steffen* | 30/10/2013 08:29

Não existe outro caminho. Se você pretende ter uma vida um pouco mais confortável, ou fazer seu patrimônio crescer, a fórmula (que não tem nada de mágica) é uma só. Ou melhor, “uma fórmula” com três passos. Primeiro tenha sobras que possam ser alocadas em investimentos. Estes investimentos vão fazer o dinheiro trabalhar por você enquanto fazem seu patrimônio crescer ao logo do tempo. São estas sobras de recursos que vão possibilitar também, a realização de sonhos e objetivos específicos como a compra da casa, troca do carro, e etc. Mas para que estas sobras existam você deve primeiramente controlar o seu orçamento, reduzindo suas despesas, ou aumentando suas receitas. Aliás, o melhor caminho (mesmo) é fazer os dois ao mesmo tempo. Ter esse dinheiro a mais no fim do mês é sempre bem-vindo, mas como? Abaixo você encontra algumas formas de multiplicar a sua renda com investimentos relativamente baixos.

1 - Invista em Você. Procure investir em capacitação e estudos. Realize cursos de idiomas, pós-graduação, cursos técnicos, ou outros específicos da sua área de atuação. Capacitação é o caminho para quem pretende ascender profissionalmente, o resultado para quem se qualifica geralmente se traduz em promoção, um emprego melhor, ou ainda no aumento de salário. Que bom a possibilidade de ficar perdido entre estas opções!

2 - Procure um segundo emprego. Procure outro emprego para complementar a sua renda em um horário alternativo, mas lembre-se de ter o cuidado para que este não prejudique o emprego “principal”.

3 - Empreendedorismo interno. Fique antenado para as possibilidades dentro da empresa em que trabalha. Muitas empresas fazem primeiro um teste de seleção interna para depois buscar profissionais no mercado. Mostre-se sempre disposto a crescer.

4 - Já ouviu falar das Micro-franquias? Franquias são sistemas de organização de negócios que possibilitam a expansão de uma rede de lojas ou pontos de serviços, através da concessão do direito ao uso da marca a terceiros (investidores). As micro-franquias são um segmento específico relativamente novo no mercado, mas que também está dentro desse mesmo tipo de estratégia de crescimento, mas com o diferencial: custos reduzidos. É possível encontrar micro franquias com valor de investimento inicial a partir de R$ 5.000,00 (cinco mil), por exemplo. É mais uma possibilidade de fazer seu dinheiro render.

5 - MMN – Invista em marketing multinível. O “MMN” é uma forma de distribuição de produtos muito utilizada pelas grandes empresas. Mas cuidado, saiba identificar a diferença entre empresas sérias que adotam o “MMN” em seu processo produtivo/comercial, das armadilhas criadas pelas pirâmides financeiras. Já abordamos este assunto aqui na coluna (leia: Seis dicas para identificar uma pirâmide financeira). Mary Kay, Jequiti, Polishop, Hermes, são alguns exemplos de empresas idôneas que se utilizam deste sistema. Pesquise e encontre alguma que seja mais adequada ao seu perfil e necessidades. Muitas destas empresas possibilitam dedicação em tempo parcial, assim você pode manter o emprego enquanto revende alguma destas marcas.

6 - Se desejar abrir algum negócio faça em parceria com algum outro sócio. Assim, ambos não ficam sobrecarregados. Uma opção também é a de investir no talento de alguém (confeitaria, costura, artesanato, etc.), ou em um negócio já existente. Assim você pode entrar como “investidor” em um negócio, enquanto seu sócio entra com o trabalho. Desta maneira você pode receber os lucros sobre o capital que investiu sem precisar se envolver tanto com o operacional do negócio.

Como dizia um dos “gurus” da história da administração, Henry Ford: A chave para a criação da riqueza é a criação de valor. Ou seja, use a sua criatividade para oferecer valor as pessoas. Ofereça produtos e serviços que sejam úteis ao dia-a-dia de outras pessoas, seja com o seu trabalho convencional, com sua empresa, ou com sua renda adicional. As possibilidades são inúmeras para quem busca desenvolver sua criatividade e não tem medo de colocar a “mão na massa”. E você amigo leitor, tem alguma dica que possa compartilhar para ajudar mais pessoas a criarem novas formas de renda?

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas conseqüências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com - Cursou Gestão Financeira na Universidade Católica Dom Bosco, Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É habilitado pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) com as Certificações Profissionais Série - 20 e Série - 10.

Nos siga no Google Notícias