A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 26 de Março de 2017


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


12/10/2015 09:10

Ensine seu filho a lidar com dinheiro (dica: seu exemplo é tudo!)

Emanuel Steffen*

A pergunta do título deste texto é muito comum, principalmente para os pais que tiveram o primeiro contato com a educação financeira há pouco tempo. Eu sempre digo que educação financeira é muito mais do que anotar despesas numa planilha; é, antes de tudo, mudança de atitude e comportamento. A melhor forma de ensinar os filhos a lidar com o dinheiro ou com qualquer coisa na vida é com o nosso próprio exemplo. Como o seu filho enxerga você quando vão juntos passear no shopping? Você entra em todas as lojas e sai cheio de sacolas? Tenha certeza de uma coisa: o seu comportamento será copiado!

Pensando nisso, gostaria de deixar algumas sugestões para ensinar as crianças a lidar com o dinheiro de maneira mais saudável:

1. Estimule a criança a pegar moedas e cédulas na mão: Quanto mais cedo elas tiverem contato com o universo do dinheiro, mais chances terão de alcançar a prosperidade.
Acompanhe de perto esse primeiro contato para evitar acidentes, ok?

2. Mostre para a criança o valor do dinheiro: O maior presente que os pais podem dar para o seu filho nesse momento é um cofrinho. Escolha um cofrinho bem bacana, que chame a atenção do seu filho e, sempre que possível, ensine-o a colocar as moedas lá dentro. Isso pode parecer banal, mas, na verdade, ao repetir o gesto diversas vezes, você está registrando na cabeça da criança que ela deve guardar a moeda.

3. Estimule e ensine a criança a sonhar: Depois que a criança aprende a cuidar do seu cofrinho e passa a depositar as moedas, é chegada a hora de dar sentido ao ato de poupar. Mostre para a criança que todo o dinheiro que ela está guardando pode virar um presente ou algo especial que ela deseja muito.

4. Comemore sempre: Todas as vezes que o seu filho guardar dinheiro e, depois de um tempo, realizar o sonho, comemore com ele. Quebre ou abra o cofrinho ao lado da criança, ajudando-a a contar as moedas e colocá-las em uma sacola; então, vá até a loja e deixe o seu filho sentir o prazer de adquirir algo que foi fruto do seu esforço e dedicação. Deixe ele escolher, negociar e pagar.

Conclusão: Agindo de forma a estimular a educação financeira e o exemplo no cuidado com as finanças, você permitirá que seu filho alcance muito mais coisas na vida, afinal ele saberá lidar com o dinheiro de uma maneira saudável, feliz e pensada na sua independência e liberdade. O legado é grande recado! Até a próxima!

Fonte: Marcio Martins/ dinheirama.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Seu futuro está condenado, faça algo agora!
O assunto não poderia ser outro: a Reforma da Previdência. Não vou tratar da proposta em si, mas discuti-la em um contexto mais amplo, sem rodeios e ...
O poder do networking na prática
Tanto já foi escrito sobre o poder do networking que fiquei pensando sobre como poderia começar a falar do assunto de forma um pouco menos teórica e ...
Concorrentes e clientes chatos? Agradeça por eles
Dentre tantos aborrecimentos, dois deles, em especial, costumam angustiar a vida de quem tem um negócio próprio. São os concorrentes e os clientes ch...
Animais de estimação: quanto você gasta com os seus?
Hoje o texto é para quem gosta e tem animais de estimação. Quem não tem dificilmente entenderá do que trataremos aqui (desculpe pessoal!), mas quem t...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions