A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 28 de Junho de 2017


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


12/10/2015 09:10

Ensine seu filho a lidar com dinheiro (dica: seu exemplo é tudo!)

Emanuel Steffen*

A pergunta do título deste texto é muito comum, principalmente para os pais que tiveram o primeiro contato com a educação financeira há pouco tempo. Eu sempre digo que educação financeira é muito mais do que anotar despesas numa planilha; é, antes de tudo, mudança de atitude e comportamento. A melhor forma de ensinar os filhos a lidar com o dinheiro ou com qualquer coisa na vida é com o nosso próprio exemplo. Como o seu filho enxerga você quando vão juntos passear no shopping? Você entra em todas as lojas e sai cheio de sacolas? Tenha certeza de uma coisa: o seu comportamento será copiado!

Pensando nisso, gostaria de deixar algumas sugestões para ensinar as crianças a lidar com o dinheiro de maneira mais saudável:

1. Estimule a criança a pegar moedas e cédulas na mão: Quanto mais cedo elas tiverem contato com o universo do dinheiro, mais chances terão de alcançar a prosperidade.
Acompanhe de perto esse primeiro contato para evitar acidentes, ok?

2. Mostre para a criança o valor do dinheiro: O maior presente que os pais podem dar para o seu filho nesse momento é um cofrinho. Escolha um cofrinho bem bacana, que chame a atenção do seu filho e, sempre que possível, ensine-o a colocar as moedas lá dentro. Isso pode parecer banal, mas, na verdade, ao repetir o gesto diversas vezes, você está registrando na cabeça da criança que ela deve guardar a moeda.

3. Estimule e ensine a criança a sonhar: Depois que a criança aprende a cuidar do seu cofrinho e passa a depositar as moedas, é chegada a hora de dar sentido ao ato de poupar. Mostre para a criança que todo o dinheiro que ela está guardando pode virar um presente ou algo especial que ela deseja muito.

4. Comemore sempre: Todas as vezes que o seu filho guardar dinheiro e, depois de um tempo, realizar o sonho, comemore com ele. Quebre ou abra o cofrinho ao lado da criança, ajudando-a a contar as moedas e colocá-las em uma sacola; então, vá até a loja e deixe o seu filho sentir o prazer de adquirir algo que foi fruto do seu esforço e dedicação. Deixe ele escolher, negociar e pagar.

Conclusão: Agindo de forma a estimular a educação financeira e o exemplo no cuidado com as finanças, você permitirá que seu filho alcance muito mais coisas na vida, afinal ele saberá lidar com o dinheiro de uma maneira saudável, feliz e pensada na sua independência e liberdade. O legado é grande recado! Até a próxima!

Fonte: Marcio Martins/ dinheirama.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

O lado bom de ser demitido
Você trabalha em uma empresa e repentinamente é demitido. De primeira, você fica aborrecido. Em vários casos, fica até mesmo revoltado. Mas como você...
4 passos para sair do superendividamento
Toda semana recebemos mensagens de leitores realmente desesperados. Muitos destes que conversam conosco se encontram em uma situação grave de endivid...
Gere mais renda revendendo importados
Uma das formas mais seguras de gerar renda extra ou de iniciar um negócio de sucesso é através de produtos para revender. Isso porque independente do...
Conselhos aos jovens que estão desempregados
Segundo o IBGE, o desemprego entre os jovens é de quase 29%. E não há perspectivas de uma rápida melhora. A nova geração encara desafios que a maiori...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions