ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Finanças & Investimentos

Erros financeiros que os mais velhos cometem

(*) Emanuel Gutierrez Steffen | 29/01/2014 09:12

Depois de focar os mais jovens e seus deslizes financeiros, o artigo de hoje se propõe a analisar os principais erros cometidos pelos seus pais e avós. A definição de uma “pessoa velha” varia no tempo, há alguns séculos, um homem de 40 anos seria considerado velho. Hoje é bem diferente e, tudo indica, num futuro próximo será mais diferente ainda. Vamos considerar como mais velhas aquelas pessoas que pretendem se aposentar em um prazo de até dez anos, ou então que já são aposentadas. Vejamos agora alguns pontos a serem observados em sua gestão financeira pessoal:

1 - Subestimar a própria expectativa de vida: O primeiro erro dos mais velhos é o mesmo que está no artigo dos mais jovens. A maioria das pessoas imagina que vai viver um determinado tempo, mas desconsidera o avanço exponencial das tecnologias médicas e sanitárias. Um célebre planejador financeiro americano orienta seus clientes, a fazer seus planos financeiros considerando que vivam pelo menos até os 105 anos. Envelhecer pode ser muito ruim ou muito bom, dependendo da perspectiva. A verdade é: Se nada “mais grave” acontecer, como um acidente ou doença, são grandes as chances de que alguém que já tenha a idade avançada viver mais do que esteja imaginando. Então é melhor estar preparado (este é um problema bom não é mesmo?).

2-Não cortar o cordão umbilical: São muito conhecidas e populares as histórias de famílias que se “penduram” no aposentado, especialmente nas regiões mais pobres do Brasil, onde o aposentado é um dos poucos a ter o privilégio de uma “renda estável”. Pessoas que, por muitos motivos, estão constantemente socorrendo financeiramente ou dando suporte permanente a filhos crescidos, que já deveriam ser integralmente responsáveis por seu sustento e de suas famílias. Sendo assim, procure ajudar seu filho, ou filha, ou filhos de alguma outra forma o quanto antes para que ele consiga se sustentar sozinho. Do contrário, como diz aquele ditado popular, você terá que “pedir esmola para dois” no futuro.

3-Subestimar gastos com saúde: Sabe qual a maior causa de falência pessoal nos EUA? Problemas de saúde. Usuários de planos de saúde privado reclamam com toda á razão dos serviços, mas geralmente têm uma grande fé no sistema. Por isso é necessário não subestimar os possíveis gastos com a saúde. Não confie apenas em seu plano de saúde privado, tenha também reservas para emergências. Quanto à saúde pública, acredito que não preciso nem comentar. Se você acompanha os telejornais diariamente você já está avisado do risco de depender apenas dele.

4-Fazer empréstimos e entrar em aventuras: O aposentado (em particular aquele que está no sistema público) é uma presa preferencial do sistema financeiro, pois como tem uma renda estável, é visto como um tomador de baixo risco. Renda estável significa que esta não deverá cair ou mesmo cessar no futuro, mas também não deve subir. Se um aposentado faz empréstimos ou financiamentos, ele terá que comprometer seu orçamento e seu padrão de vida para cumprir com suas obrigações financeiras. Teoricamente, não há nenhuma perspectiva de aumento de renda no futuro, a não ser que o mesmo esteja exercendo algum tipo de atividade remunerada. Pior ainda que tomar empréstimos ou financiamentos é “emprestar o nome” para que outras pessoas (geralmente parentes) o façam, algo infelizmente muito comum. Na mesma linha estão as aventuras empreendedoras, quando um aposentado resolve embarcar com seu patrimônio em investimentos altamente arriscados, geralmente grandes furadas e golpes.

A aposentadoria, ou as idades mais avançadas não devem ser sinônimas de “fim de vida”, pois como já vimos, à longevidade das pessoas tem aumentado e muito ao longo do tempo. Continuar exercendo a profissão ou atuar em outro ramo são atividades extremamente benéficas para a saúde do corpo e da mente. Mas por outro lado, também supõe colher os frutos obtidos nos anos anteriores. Um erro ou deslize nessa fase da vida pode tornar esse merecido período de “descanso” com “mais tempo para curtir a vida”, em um momento muito turbulento, para você e até mesmo sua família. Por isso, tome cuidado, use a sabedoria acumulada ao longo do tempo a seu favor. Tenho certeza que você já viu muitos exemplos de como não proceder. Aproveite e desfrute da sua “melhor idade” com toda tranquilidade possível. Convido você amigo leitor, a comentar e dar sugestões e ideias para novas listas. Fique à vontade para usar o espaço de comentários aí embaixo. Até a próxima!

(*) informações portal André Massaro

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias