A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 24 de Junho de 2017


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


15/01/2014 07:39

Finanças para a festa de casamento

(*) Emanuel Gutierrez Steffen

O casamento é a realização de um sonho para qualquer casal. Porém, nem sempre é possível transformá-lo em realidade devido a questões financeiras ou orçamento apertado do casal. Por isso, planejar os detalhes do casório antecipadamente é essencial para não passar pelo pesadelo das dívidas. Pesquisar preços é fundamental. Comparando os valores de serviços das empresas os noivos não se prejudicam financeiramente. Pesquisar preços, sem dúvidas, é importante. Mas é necessário saber se o que se compra é necessário para o casamento. Muitas vezes os noivos exageram escolhendo o que nem é importante.

Sendo assim, fazer uma lista do que é imprescindível é o primeiro passo. Às vezes, muitos desses itens podem compor a lista de presentes. De uma loja para outra são muito grandes as variações de preços. Pesquise também em sites. Nesta hora qualquer desconto é bem relevante e terá reflexo nas contas finais. Ao contratar as empresas antecipadamente, os noivos conseguem obter desconto. Porém, para contratar estes serviços pesquise muito sobre a empresa. Todos nós já conhecemos casos em que os noivos contrataram serviços e quando realiza o casamento a empresa já não existe ou fechou as portas. Procure informações sobre a empresa no PROCON, através do CNPJ da mesma. Assim, poderá verificar se existem muitas reclamações ou se a empresa está de acordo com a lei.

Juntar o dinheiro durante alguns meses antes do casório para quitar as empresas à vista também é uma boa alternativa, pois se obtém um desconto maior. E nunca deixe de lado a importância da comparação de valores. A pesquisa é o grande segredo da economia, mas nem tudo que é barato pode ser considerado bom. Observe o custo-benefício da contratação a ser feita. Em casos de preço muito abaixo do mercado é preciso desconfiar.

A organizadora de eventos Flávia Gurgel ressalta: "Fazer a contratação de maneira antecipada tem-se a vantagem de conseguir diluir o valor em várias parcelas, já que a maioria pede um sinal e o resto divide até a data do casamento", diz ela. "Chorar por um desconto é uma boa saída para driblar os preços elevados", indica. Flávia ainda reforça que os noivos que pretendem economizar expressivamente, devem contratar várias empresas de forma individual e nunca optar por pacotes fechados. "O casal pode contratar uma assessora ou uma empresa organizadora para que possa controlar e organizar tudo isso", afirma ela.

Já em relação às flores que irão decorar o espaço, a organizadora ressalta que as flores da estação são as mais baratas. E ainda, que escolher horários alternativos ajudam a reduzir o preço do buffet. “Se você pretende casar às 15h, por exemplo, poderá servir só uma opção de massa às 18h, já que presumimos que os convidados venham almoçados".

Em relação à data da cerimônia, dias como segunda, terça e quarta-feira são os menos concorridos e, por isso, trazem preços em conta. Apesar desse fator, é preciso pensar na disponibilidade dos convidados. Ninguém deseja que os mesmos não compareçam por causa da data escolhida para a realização da cerimônia. Embora os meses de maio e setembro sejam os mais concorridos (tanto salões de festas, igrejas e locações de roupas para casamentos), os outros meses permitem que o casal economize mais, como em agosto e principalmente janeiro.

E o momento ideal, quando começar a se planejar? A resposta a essa pergunta vai depender de casal para casal, já que é preciso levar em conta que tipo de festa de casamento os noivos pretendem ter e quais são seus objetivos e metas para logo depois de oficializarem a união. De maneira geral, no entanto, uma festa de casamento deve começar a ser organizada com cerca de um ano de antecedência e os noivos devem começar o planejamento pensando na lista de convidados e no orçamento, ou seja, qual é o limite de gastos para a realização deste sonho.

Após o casamento o casal precisa ter consciência de que haverá gastos que, muitas vezes, não existiam antes, como as contas de gás, luz, telefone, ente tantas outras. O ideal é dividir essas despesas. Outra medida importante para conviver bem é pensar nos objetivos, visto que agora não vão mais trabalhar apenas para alcançar seus próprios sonhos. É preciso conversar bastante sobre os objetivos comuns e os individuais. Assim, fica mais fácil planejá-los. Casar pode fazer muito bem às finanças pessoais, sabia? O importante é estar unido em torno deste objetivo.

(*) com informações de vila mulher

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas conseqüências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

4 passos para sair do superendividamento
Toda semana recebemos mensagens de leitores realmente desesperados. Muitos destes que conversam conosco se encontram em uma situação grave de endivid...
Gere mais renda revendendo importados
Uma das formas mais seguras de gerar renda extra ou de iniciar um negócio de sucesso é através de produtos para revender. Isso porque independente do...
Conselhos aos jovens que estão desempregados
Segundo o IBGE, o desemprego entre os jovens é de quase 29%. E não há perspectivas de uma rápida melhora. A nova geração encara desafios que a maiori...
Por que políticas de estímulo geram recessões
A falácia da vidraça quebrada, popularizada por Frédéric Bastiat, continua sendo a metáfora perfeita para mostrar as consequências daquilo que se vê ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions