ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Finanças & Investimentos

Hábitos para uma Vida Financeira Feliz

Por Emanuel G. Steffen (*) | 04/06/2014 08:45

Pequenas atitudes e decisões podem mudar os resultados de sua vida financeira para melhor. A partir de experiências de muitas pessoas que alcançaram seus objetivos, conheça uma lista com alguns hábitos que as pessoas devem focar para garantir uma vida financeira feliz.

Hábito 1: Trabalhe muito: Se você não nasceu em uma família rica, não tem jeito: terá que trabalhar muito para realmente conseguir dinheiro. Aqui não tem milagre, se você não recebe dinheiro não tem nem o que guardar. Acredito muito no esforço e especialização. Se você se dedicar por 10 mil horas a alguma atividade, ficará muito bom nela e terá mais chances de ser bem remunerado. Lembre-se da clássica frase “No pain no gain”.

Hábito 2: Controle seus gastos: Além de muito importante para descobrir como estão suas finanças, o controle financeiro é uma ferramenta importantíssima para auxiliar inclusive na tomada de decisões e estabelecimento das suas prioridades financeiras. Muita gente detesta fazer e atualizar orçamento por achar o monitoramento do dinheiro uma tarefa inútil, complicada e tediosa. Não caia nesta armadilha, faça seu controle com frequência até que se torne um hábito.

Hábito 3: Reduza grandes gastos e elimine supérfluos que não te façam felizes: Faça uma auditoria nas suas contas mensais e fique atento a qualquer sinal de alerta. Se você identificar despesas desnecessárias e excesso de itens supérfluos, trate de eliminá-los do seu orçamento. Realize esse processo periodicamente, a fim de manter sua vida financeira na mais perfeita ordem. O importante é você sempre gastar com coisas que você realmente valoriza. Criando esse hábito, você vai tomar gosto por poupar dinheiro – isso, por si só, é um ganho enorme. Atenção para itens como aluguel, financiamento imobiliário, financiamento de veículo, empregada. Comprometer-se a longo prazo com valores muitos altos pode ser altamente tóxico para seu orçamento.

Hábito 4: Faça seu dinheiro render: Não basta economizar, é preciso saber investir! Essa é uma regra básica para quem deseja conquistar a tranquilidade, independência e crescimento financeiro. Nesse sentido, comece criando um fundo de reserva para emergências no valor de 3 a 6 meses de despesas, de preferência uma poupança, onde o dinheiro se multiplique sob o efeito dos juros compostos.

Com sua reserva pronta, você pode começar a procurar outras aplicações mais rentáveis para seu dinheiro. Nesse momento, é recomendado diversificar a carteira de investimentos, aumentando assim o seu patrimônio a médio e longo prazo.E aí, que tal adotar essas pequenas atitudes no seu cotidiano? Apesar de não causarem uma revolução drástica na sua rotina, elas podem transformar a sua vida financeira para sempre. Pense nisso! Até a próxima.

Fonte de informações: dinheirama.com
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel G. Steffen, criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias