A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


12/03/2019 14:27

Know How: Essencial para o sucesso de uma empresa

Emanuel Steffen

Quem está começando a investir precisa ter algo em mente: nem só de conhecimentos teóricos e de capital é feito um empreendimento de sucesso. Nesse caso, existe também o chamado know how. Muitas vezes, o know how é ainda mais importante para um empreendimento ter sucesso do que ter formação acadêmica ou capital para investir, por exemplo. 

O que é know how?

Know how é uma expressão em inglês que significa “saber como”. Entretanto, sua abrangência é bem maior, pois implica em um conhecimento obtido através da experiência, com erros e acertos que geraram uma sabedoria a mais. Como a maioria das pessoas sabe, a teoria nem sempre segue a prática. Ao mesmo tempo, o contrário também é verdadeiro. Entretanto, isso não quer dizer que a educação formal não seja importante. Acontece que ela, sozinha, não é suficiente para alcançar o sucesso.

O valor do know how para o sucesso empresarial

É fácil encontrar em jornais, salas de aula e eventos corporativos exemplos de pessoas que conseguiram desenvolver negócios de sucesso. Estas histórias costumam vir acompanhadas de relatos acerca de projetos anteriores que não deram certo. Afinal, o fracasso é parte fundamental no aprendizado. É errando que se aprende o que não deve ser feito, onde e quando se pode expandir atividades ou investir em novos projetos.

O mesmo ocorre com quem cresce dentro de um determinado cenário. O filho de um advogado que acompanhou de perto as ações do pai, indo ao tribunal e lendo os processos tem grandes chances de ser bem sucedido. Isso será verdade desde que ele tenha igual ou maior talento para atuar neste segmento. Isso porque ele terá, além das próprias experiências, a memória dos processos atendidos pelo seu pai. O mesmo vale para um agricultor, um engenheiro mecânico ou mesmo um empresário.

Conhecer como o mercado funciona, qual fornecedor é interessante e o que é bem recebido pelos investidores é uma vantagem. Mas também pode ser visto como o diferencial que pode tornar aquele negócio atrativo.

Know how como um diferencial do negócio

Do ponto de vista de um investidor, pode ser muito mais interessante aplicar seu dinheiro em uma organização cujos diretores (ou CEO) tenham know how empresarial. Isso porque o risco de que este empreendimento faça movimentos que o coloquem em xeque é bem menor — já que os envolvidos têm informações e estratégias que os outros negócios desconhecem. Isso quer dizer que, ainda que o preço da ação de um empreendimento assim seja menor do que outras do mesmo segmento, o seu valor pode ser maior.

Basta pegar a Apple como exemplo: quem comprou ações da empresa antes de ela se tornar o fenômeno conhecido hoje, apostou as suas fichas na expertise de Steve Jobs. O conhecimento do fundador da empresa proporcionou ao negócio um grande valor de mercado.

O mesmo ocorreu anos antes, com a Microsoft de Bill Gates. Ambas são empresas de tecnologia, que mostram o quanto o know how dos seus integrantes foi importante para o seu crescimento e credibilidade. Porém, é importante lembrar que o conceito de know how não se aplica apenas a pessoas específicas, mas também à empresa, enquanto instituição.

É o caso da Amazon, empresa cujo valor cresce mais a cada dia, graças ao seu viés inovador, que vai muito além do Kindle. Esta é uma dica para quem está começando a investir: verifique se a empresa realmente entende do meio no qual se propõe a atuar.

A Suno Research possui know how em investimentos e economia. Por isso, oferece o serviço de acompanhamento de finanças pessoais, que podem ajudar quem deseja investir. Afinal, deter o know how de uma atividade pode ser o diferencial entre o sucesso e o prejuízo.

Fonte: Tiago Reis Suno Research. Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN – Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

O fracasso dos jovens ricos e coletivistas
Essa é a consequência de se viver na abundância. Há um fenômeno ocorrendo em comum nos países mais ricos e prósperos do mundo: os jovens afirmam ter ...
O protecionismo enraizado é um fiasco
Por qualquer métrica que se escolha o Brasil permanece como uma das economias mais fechadas do mundo no que se refere ao comércio global. Em que pese...
Até 2030 estas 6 profissões vão desaparecer
Redes neurais, visão computacional, inteligência artificial, médicos robôs, softwares avançados de análise de dados, moedas digitais e condução autôn...
Ensine o básico de economia para crianças
Como criar métodos para iniciar os jovens no ensino da ciência econômica? Isso é de suma importância, pois, afinal, a próxima geração é a que conta. ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions