A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


25/03/2015 10:18

Oportunidades em tempos de crise

Emanuel Gutierrez Steffen

Caro leitor, precisamos entender e observar que a economia é, historicamente, formada por ciclos. A boa notícia é que se nos prepararmos de forma adequada, poderemos aproveitar estes movimentos. Abordarei esta questão no texto de hoje.De uma forma simplificada, pode-se dizer que a economia se comporta como as ondas no mar; em momentos de alta, ela vai a todo vapor, apresentando crescimento econômico, aumento da oferta de emprego, crescimentos das empresas, altas sucessivas na bolsa de valores e por ai vai, em um cenário clássico em que todos ganham dinheiro.

No segundo momento, com a quebra da onda, observa-se um processo de recessão e, como consequência dele, a diminuição da atividade econômica; não há mais crescimento vigoroso (existe até mesmo decréscimo), diminui a oferta de emprego, as empresas reduzem seus lucros e a bolsa de valores apresenta uma acentuada queda.

De tempos em tempos, estes ciclos se repetem e se alternam. No meio deles, nós, consumidores, investidores, cidadãos, gente comum querendo viver a vida e, é claro, aprender a aproveitar estes movimentos cíclicos. Será que isso é possível?

Como aproveitar as oportunidades geradas em tempos de crise?

Em tempos de crise, surgem valiosas oportunidades que não podemos de deixar de aproveitar, pois são nesses momentos que apresentam-se as melhores taxas e, em algumas situações, os melhores preços de compra de diversos ativos.

No mercado de renda variável, por exemplo, podemos observar que o desespero dos investidores no momento de queda de atividade econômica pode levar o preço das ações para baixo.Também nessa hora, empresas que apresentam diminuição dos retornos devido à crise, mas com potencial competitivo em uma nova guinada da economia, podem apresentar valor por ação muito abaixo do seu valor de mercado.

É nesta hora que precisamos estar atentos para não perdemos a oportunidade de comprar uma ação cujo preço esteja atrativo.Com a economia em crise, o governo federal tende a elevar a taxa básica de juros (a Selic). Neste momento, investimentos em renda fixa tornam-se muito interessantes, pois os retornos auferidos variam junto com a elevação dos juros.Veja a seguir como o aumento da taxa de juros pelo governo federal impacta um investimento feito em título público indexado a Selic, chamado Tesouro Selic (antiga LFT).

Se você tivesse comprado LFT em 2012 (o título agora chama-se Tesouro Selic), você obteria um retorno de 7,25 % a.a. (taxa vigente da Selic na época); se você realizar uma aplicação hoje no mesmo título, seu retorno será de 12,75% a.a. (taxa atual de Selic), o que corresponde a uma significativa variação de ganho de 76% sobre o mesmo valor aplicado em 2012.

Conclusão: Conforme discutido brevemente neste texto, em momentos de crise tanto os mercados de renda variável (com a queda exagerada do preço das ações), bem como o mercado de renda fixa (com o aumento da taxa básica de juros), podem beneficiar aquelesinvestidores que estiverem atentos.

Fonte: França Lauria/ dinheirama.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências. *Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site: www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67) 3306 - 3613 e solicite á visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen, criador do portal www.mayel.com.br

 

7 Dicas práticas de economia com o lazer
1.Aproveite mais os pequenos prazeres da vida: Uma volta no parque, um cochilo na rede, um piquenique no jardim e um filme com pipoca em uma tarde ch...
Riqueza é ter tempo para você e quem você ama
Tornar-se mais produtivo, ganhar tempo para aproveitar melhor a vida ou trabalhar mais e ganhar mais. São muitas as razões para perseguirmos a produt...
Reserva financeira: 9 passos fáceis para construir a sua
Reserva financeira, fundo de emergência, colchão financeiro. Não importa o nome que você dê. Se você ainda não tem de três a seis salários guardados ...
Confesse: quantas vezes tentou organizar finanças?
Confesse: você já tentou diversas vezes começar a organizar as finanças, diminuir os gastos, aumentar as receitas, investir e etc., mas volta e meia ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions