ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Finanças & Investimentos

Quanto custa seu Namoro?

Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 25/11/2013 07:29

Em um bate papo descontraído sobre finanças, meu cunhado (Rafael Soriano, hoje já casado) levantou a excelente idéia de escrever sobre o quanto gastamos com nossas respectivas namoradas. Na hora achei a idéia muito interessante, pois para quem namora ha um bom tempo, a sensação que fica muitas vezes, já é a de estar em um verdadeiro casamento, principalmente quando o assunto são gastos. Sem preocupações com filhos e com as contas da casa, esse é um dos melhores períodos para os casais. Porém, mesmo sendo um namoro, os restaurantes, os passeios, o cinema e as viagens custam dinheiro. Como, então, lidar com as finanças sem comprometer a felicidade do casal?

O casal tem que pensar no futuro e nas questões que muito provavelmente resultarão em brigas. E nada como o dinheiro (ou a falta dele) para servir de motivo para uma discussão. O mais saudável em um namoro é que as contas sejam divididas. Isso, inclusive, pode determinar a felicidade financeira do casal. Mas como isso funciona na prática? Considerando que as rendas dos dois sejam equivalentes, o ideal é que os dois participem da mesma forma nas questões financeiras. Porém, nada que precise ser feito na ponta do lápis. Ou seja, as contas podem ser divididas informalmente. Se um dia ele pagou o restaurante, o próximo passeio fica por conta dela.

A idéia é que nenhum dos dois fique sobrecarregado. Todo o planejamento deve ser feito em conjunto, já considerando quem vai pagar o quê. Podemos perceber este tipo de atitude como um aquecimento para o casamento. É bom já ir treinando durante o namoro para que no casamento, as questões financeiras não atrapalhem a felicidade do casal. É importante que o casal converse sobre dinheiro, e não deixe esse assunto se tornar um problema. Lembrando que o dinheiro é um dos elementos que mais geram desgastes nos relacionamentos.

No caso daqueles casais em que um ganha mais do que o outro, ou seja, as rendas não são equilibradas, não há nada de errado que o mais abonado faça os maiores desembolsos. O importante é que o casal converse sobre o assunto e que ambos se sintam confortáveis com a situação. Namorar exige amor, comprometimento, uma boa dose de disposição e um controle de gastos. Pensando na finança dos namoros, o professor da FGV Samy Dana desenvolveu um simulador online que permite calcular os gastos em um ano de namoro. E que contempla todos os tipos de gastos: desde cineminhas e presentinhos para os familiares, até ingressos para shows. Quer saber quanto custa o seu namoro? Então confira neste link: http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/06/18607-quanto-custa-namorar.shtml. Com certeza estes gastos são relativos de casal para casal. Mas para quem entende que esta com o amor de sua vida (como em meu caso, com a Ana Rubia Xavier) com certeza cada um destes gastos compensam, pois são momentos que se passam com a pessoa amada. E você amigo leitor, sendo já casados, ou ainda no namoro, como vocês organizam a vida financeira do casal? Compartilhe suas experiências nos comentários, pois podem servir de exemplo para muitos. Até a próxima.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias