ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Finanças & Investimentos

Saúde do orçamento: fuja das justificativas de consumo!

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 03/12/2014 08:55

Para manter seu orçamento sob controle, além de monitorar seus gastos, relacionando-os mensalmente na sua planilha, você deve observar a forma como consome. Pense e responda: você sempre arruma uma justificativa para acabar gastando mais do que deve?Algumas desculpas são bem comuns e você pode evitá-las. Veja só:

Todo mundo comprou! – cuidado com o efeito manada, que significa, resumidamente, seguir o comportamento de outras pessoas, acreditando fazer um bom negócio. Por exemplo: você está no supermercado, anunciam a promoção de uma TV, vários consumidores se aglomeram para comprá-la e você, no embalo, acaba fazendo o mesmo.

Eu mereço! – é bem comum, ao ver algo na vitrine que se quer muito, soltar a frase “vou comprar porque eu mereço”, apenas para justificar a decisão de gastar mesmo quando seu orçamento não permite. Saia da loja, dê uma volta, reflita sobre suas reais necessidades.

Só desta vez! – como em uma dieta, onde sempre se agenda o início do regime para a próxima segunda-feira, é natural deixar para depois o hábito de combater as compras por impulso. Você compra uma coisa aqui e ali no sábado, jurando que na próxima semana tudo será diferente. Posicione-se!

Estou com pressa – evite fazer compras quando estiver sem tempo para isso. Seja no supermercado ou no shopping, é indicado levar a lista do que precisa comprar, pesquisar opções de produtos, preços e condições de pagamento. Em datas comemorativas, procure resolver tudo com antecedência.

Pode ser útil – você vê um produto em promoção, acha o preço bastante convidativo e acaba comprando, mesmo sem precisar. Acha que está fazendo um tremendo negócio e que, um dia, vai acabar usando aquilo.

Gosto de presentear – o fato de estar gastando mais do que deve com outras pessoas não justifica seus abusos de consumo. Seja criterioso, observe bem quanto você tem disponível antes de sair às compras.

É só parcelar – use o crédito de forma responsável. Lembre-se: você pode comprar hoje e pagar depois, parcelar sempre que possível, mas tendo consciência de que deve adquirir o que for mesmo necessário, e que terá esses gastos a incluir no seu orçamento nos próximos meses.

Preciso investir na minha imagem – querer se vestir bem para causar boa impressão no trabalho é positivo, desde que haja critério. Você não precisa comprar três pares de sapato da mesma cor, pois o efeito vai ser o mesmo. Controle as compras por impulso.
faço tudo pelos meus filhos – nada de sair comprando o mundo para os filhos, justificando que eles merecem sempre o melhor. Você precisa ser o exemplo em casa, para que possa criar adultos financeiramente responsáveis no futuro. Estabeleça limites, aprenda a dizer não quando necessário.

Dinheiro extra eu posso gastar – não compre algo já contando com a comissão que deve receber no próximo mês ou com o aumento de salário que imagina ter. Espere até o fato se concretizar: se não entrou na sua conta, ainda não é seu! E mais: que tal criar uma estratégia de poupança para este dinheiro extra, ou então regularizar algumas pendências financeiras?

Estou com fome! – evite sair às compras de supermercado com fome. É fato: você acaba gastando muito mais do que deveria.

Devo relaxar – não adote o hábito de fazer compras como terapia de combate ao estresse. Você merece relaxar sim, mas que tal optar por medidas mais econômicas, saudáveis e até mais prazerosas?

Fonte: Financaspraticas.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.*Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site: www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67)3306-3613 e solicite á visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias