ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Finanças & Investimentos

Use a Web para organizar suas finanças

Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 18/11/2013 07:40

Em nossa vida financeira são muitas as demandas que surgem dia após dia, e nada melhor que poder contar com uma ajuda, ou ferramenta, no momento certo, que possam nos auxiliar na eliminação de dúvidas, e na tomada de decisão. Entre estas demandas diárias encontramos aquelas que sempre citamos aqui na coluna, como: necessidade de provisões para a aposentadoria, provisões para a compra da casa própria, da troca do carro, da viagem de férias, e para as despesas de janeiro (que já se aproximam). É necessário fugir dos investimentos que já não superam a inflação, e se precaver contra as aplicações arriscadas que não são compatíveis com o seu perfil de investidor.

Para todos estes objetivos já podemos contar com a tecnologia em nosso favor. Existem à disposição na internet, várias ferramentas que podem ajudar o poupador tanto a organizar seu orçamento, quanto a calcular seu Imposto de Renda, por exemplo. Estas ferramentas também ajudam a avaliar seus investimentos atuais, realizar simulações antes de aplicar “de fato” seu dinheiro, e fugir dos produtos financeiros caros demais. As ferramentas online (calculadoras e simuladores) são todas gratuitas e não exigem mais do que um cadastro do usuário (às vezes nem isso).

Boa parte dessas ferramentas está baseada em sites do governo, como o Banco Central e a Receita Federal, ou em bancos públicos. O restante está em associações empresariais, mas com um certo reconhecimento público, a exemplo da Febraban (a federação dos bancos) e da Anbima (a entidade que representa os bancos de investimentos). Veja a seguir 10 dicas de ferramentas que podem lhe ajudar nas mais variadas situações, sejam em simulações, ou cotações. Depois de acessar e experimentar alguma delas, diga o que achou de cada uma nos comentários abaixo. Até a próxima!

1 – APOSENTADORIA: O Ministério da Previdência Social oferece uma ferramenta para o servidor da iniciativa privada, simular sua aposentadoria.

2 – EMPRÉSTIMOSO: Banco Central tem uma calculadora para estimar o valor final de um financiamento, como o de um carro, por exemplo.

3 - FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: A Caixa Econômica Federal tem uma ferramenta para simular a compra da casa própria

4 - TESOURO DIRETO: O Tesouro Nacional tem ferramenta para escolher títulos federais e outra que permite simular uma aplicação

5 - IMPOSTO DE RENDA: A Receita Federal tem um simulador para fazer o cálculo do Imposto de Renda, informando o valor dos rendimentos que podem ser tributados e as possíveis deduções.

6 - ORÇAMENTO DOMÉSTICO: A Anbima coloca à disposição uma ferramenta simples mas útil para organizar ganhos e gastos.

7 – AÇÕES: O Banco do Brasil oferece uma ferramenta para simular o investimento em ações.

8 – CDB: A ABBC (A Associação Brasileira de Bancos) tem uma calculadora que estima ganhos de uma aplicação em CDB.
9 - FUNDOS DE INVESTIMENTO: A Anbima (reúne bancos de investimento) ensina a escolher um fundo de investimento.
10 – POUPANÇA: O Banco Central oferece uma ferramenta para corrigir valores pelo rendimento da poupança.

(*) com informações de Uol economia.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas conseqüências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias