ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Manoel Afonso

Amplavisão

Manoel Afonso | 04/05/2012 10:00

‘É MOLE?’ É coisa do passado exigir do candidato a vereador o preparo técnico, político ou mesmo administrativo. Caso seja eleito, poderá adquirir pacotes de projetos de lei e apresentá-los nas Câmaras com sua paternidade (DNA)

GENTE especializada nesta área oferece seus préstimos na internet; de cursos de oratória, postura, programas de gestão e até projetos sobre temas diversos como meio ambiente, ocupação do solo, turismo, segurança e trânsito.

O PESSOAL não brinca. Oferece também discursos personalizados para eventos diversos, inclusive de posse no cargo de vereador. Portanto, convém prestar atenção por aí: o teor do discurso pode ser incompatível com a cultura do orador.

DETALHE Hoje já funcionam empresas especializadas em fornecer ‘dicas’ e modelos de projetos já apresentados em câmaras municipais de grandes capitais. Aí o pessoal faz as adaptações compatíveis à realidade local e ‘manda ver’.

MEMÓRIA Na época da Constituinte, muitas Câmaras compraram modelos da Lei Orgânica e deixaram de fazer as correções necessárias. Resultado: foi um festival de bobagens sem tamanho, inclusive aqui na Capital. Lembra?

PORTANTO não esperem a reedição de um Washington Luiz na câmara de sua cidade. Aliás, certa feita visitei a Câmara de Batatais (SP) que abriga os objetos e documentos dele como presidente daquela Casa. Motivo de orgulho da cidade.

NA INTERNET existe um verdadeiro supermercado de produtos eleitoreiros e grande parte deles é de utilidade duvidosa. Lembram os programas de emagrecimento e aqueles aparelhos de ginástica que você compra e não consegue usá-los.

ALERTA O candidato que se cuide. O eleitor pode estar mais interessado no seu bolso (do candidato) do que nas suas propostas. É que está enraizado no seu subconsciente certos conceitos pecaminosos sobre as reais intenções dos candidatos.

‘ESTRÊLAS’ Cabos eleitorais por idealismo não existem mais. Agora são artigos de luxo, disputados a peso de ouro. Alguns desfilam com notebook contendo lista de eleitores cativos de seus bairros/times/ igreja. Os tempos mudaram.

A INTENÇÃO não visa desestimular os pré-candidatos, mas dar-lhes subsídios para uma melhor reflexão de seus projetos. Candidatura é como casamento; só embarcando para se ter uma avaliação definitiva de como funciona na pratica.

CONCLUSÃO Se esse é seu desejo, tente. Independentemente de resultado ficará a sensação da tentativa de servir, que não se omitiu dando lugar aos oportunistas. E você finalmente saberá qual o seu conceito junto a comunidade.

‘SÓ OS DELES’ Após a CPI dos Correios que pegou Zé Dirceu e Roberto Jefferson, o Palácio do Planalto capricha vergonhosamente para preservar sua ‘turma’ na CPI do Cachoeira. Ora! Corrupção não tem preferência partidária.

A FARRA As fotos e vídeos do governador Sergio Cabral em Paris juntamente com o pessoal da Delta é uma pequena amostra dos ‘novos tempos’. Uma afronta ao povo carioca que vive de sonhos, mas sem remédios e segurança.

UMA FESTA A novidade nestes tempos de PT no poder é justificar o enriquecimento rápido de companheiros através da prestação de ‘consultorias’. A coincidência: os ‘clientes’ são empresas que faturam alto com obras federais.

‘FADAS MADRINHAS’ As empreiteiras sabem onde atuar no cenário político. Injetam dinheiro nas campanhas e depois superfaturam as obras.O pior: ainda sobram dividendos para ‘premiação pessoal’ de alguns políticos.

TARTARUGA Demorou exatos 30 anos para sair a sentença final do caso da reserva indígena na Bahia. Isso é justiça? Imagine você leitor sendo parte num processo assim tão moroso! Mas o desacreditado pessoal de togas segue intocável.

A JUSTIÇA, aos olhos dos critérios internacionais, é item importante na avaliação do real desenvolvimento de um país. Não é só a parte econômica que conta. E neste ponto continuamos sendo motivos de piadas lá fora. Alguma dúvida?

SEM ILUSÕES Não levem a sério aquele discurso de Hilary Clinton dizendo que o Brasil ‘era exemplo de transparência’. Ela apenas jogou pra torcida visando preservar os interesses de ‘Tio Sam’. O discurso era meramente comercial.

TRÊS LAGOAS A pesquisa do IPEMS deverá ser divulgada até a próxima quinta feira. Além do colégio eleitoral e o potencial econômico, há de ser levado em conta o fato de ser a terra de Simone, o que torna a disputa emblemática.

DÚVIDAS Será que antes de assinar os contratos de financiamento da ‘casa própria’ o pessoal anda lendo atentamente as linhas de ‘letras miudinhas’ ? Tem muita pegadinha, como aquelas dos contratos de financiamentos de veículos.

A TENDÊNCIA é que as habitações não estejam prontas no prazo previsto e que o nível das edificações deixem a desejar. Tenho ouvido muitas reclamações neste sentido. O brasileiro se deixa levar pelo emocional e acaba dançando.

MONOPÓLIO O JBS fecha o cerco no MS e logo o pecuarista não terá outras opções para vender o gado. Em alguns casos arrenda o frigorífico, mantendo-o fechado para evitar concorrência. O JBS não virou potência mundial por acaso.

“Esse é um governo que não rouba, não deixa roubar...” (Zé Dirceu)

Nos siga no Google Notícias