A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 29 de Maio de 2017


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


23/03/2012 10:00

Amplavisão

Manoel Afonso

A NOVELA Participar do programa eleitoral (rádio e TV) é o sonho justo de todos os candidatos a vereança. Chance de massagear o ego, mostrar o potencial, expor planos/ ideias, além da tradicional cantada de voto ao eleitor.

CONTUDO... candidato precisa ter autocrítica. Se não souber lidar com o tal microfone, é um desastre. A mesma observação vale na TV, onde a imagem é tudo. O eleitor é exigente/cruel: confunde artistas com candidatos.

BOICOTE Nas eleições sempre ocorrem reclamações de candidatos à vereança dos partidos nanicos das coligações. São ‘esquecidos’ no horário eleitoral e o tempo é usado apenas pelos figurões, donos das siglas ‘cabeça de chapa’.

AS REGRAS da propaganda/2012 definidas: 1/3 (20 segundos e 68 centésimos) do bloco de 10 minutos distribuído igualitariamente a todas as siglas. Basta o partido estar registrado para ser beneficiado com esse tempo.

E MAIS... 2/3 do bloco de 20 minutos, distribuído proporcionalmente ao número de deputados federais do partido. No caso de coligação, será o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos políticos que a integram.

COMPOSIÇÃO da Câmara Federal: PT 88, PMDB 78, PSDB 54, DEM 43, PP 41, PR 41, PSB 34, PDT 28, PTB 21, PSC 17, PC do B 15, PV 15, PPS 12, PRB 8, PMN 4, PSOL 3, PT do B 3, PHS 2, PRTB 2, PTC 1 e PSL 1.

FICARAM sem representação: PSTU, PTN, PCB, PSDC e PCO. Também o PSD e o PPL – que registraram seus estatutos em 2011 – não terão direito ao tempo da proporcionalidade, ficando reduzidos a 20 segundos e 68 centésimos.

O CASO do PSD tem mais uma desvantagem: teve negado pela justiça o direito de ser beneficiado pela verba do Fundo Partidário. Pergunto: Antonio João terá competência/ coragem para colocar sua candidatura nas ruas da capital?

SIMULAÇÃO do tempo total (em minutos, segundos e centésimos de segundo) para cada partido, em ordem decrescente: PT – 03’46”52; PMDB – 03’23”13: PSDB – 02’26”99; DEM – 02’01”26; PP e PR – 01’56”58; PSB – 01’40”21

MAIS: PDT – 01’26”17; PTB – 01’09”80; PSC – 01’00”44; PC do B e PV - 00’55”76; PPS – 00’48”75; PRB – 00’39”39; PMN – 00’30”03; PSOL – 00’27”69; PTB do B – 00’27”69; PHS – 00’25”35; PRTB – 00’25”35; PRP - 0’25”35; PTC-PSL – 00’23”01.

CACIFE O potencial do partido está refletido no tempo disponível. O critério baseado no número de deputados federais mostra isso. Mas atrair o maior número de partidos na coligação é um remédio às vezes caro, mas muito eficiente.

AVALIAÇÃO Na TV principalmente, segundos de minuto valem ouro. Tudo é muito rápido, dinâmico. E deve-se levar em conta a ‘impaciência’ do telespectador, cada vez pratico, objetivo, avesso às mesmices e ladainhas eleitorais.

AS INFORMAÇÕES foram repassadas ao colunista pelo sempre gentil Hardy Waldschmidt (filho ilustre de Alto Araguaia-MT) e que comanda com eficiência a Secretaria Judiciária do nosso Tribunal Regional Eleitoral.

DA POLÍTICA “O preço do voto do eleitor mentiroso é sempre o mais caro. Quando estamos no governo, todo adversário quer se encaixar, dizendo-se técnico. Na política, a linha reta nem sempre é o caminho mais curto das soluções.”

RENOVAÇÃO Critica-se muito a estrutura dos nossos partidos e consequentemente a composição pouco flexível nos postos de comando. Mas isso é fruto natural da apatia do eleitor que se nega inclusive a se filiar por razões diversas.

PARTICIPAR efetivamente de um partido exige vocação, tempo e desprendimento. No fundo, no fundo, não se filia por civismo. O pano de fundo é um projeto (e interesse) pessoal ou que possa ainda beneficiar um determinado grupo social.

NAS CIDADES grandes é tarefa hercúlea recrutar gente capaz para a vida partidária. As pessoas, céticas ou que fogem de entidades beneficentes por falta de tempo, não querem se comprometer com encargos/reuniões e eventos.

NO PASSADO o PT aproveitou esse vácuo e atraiu lideranças sindicais e entidades representativas dos trabalhadores. Recentemente, as igrejas evangélicas acordaram e se agruparam em partidos cada vez mais fortes no Congresso.

A QUESTÃO partidária local pode ser comparada a Federação de Futebol. Critica-se muito o nível do nosso futebol e a administração de Cesário, mas não aparece um nome de peso e competente para aceitar esse desafio (abacaxi?)

LIÇÃO Não existe política sem receios, o problema é de limites. Um líder tem se mostrar confiante e forte. André vem se conduzindo de forma competente nesta fase de costuras de candidaturas e alianças aqui e no Estado.

HABILIDADE Quem apostou/incentivou a quebra de aliança entre André e Nelsinho se deu mal. O italiano se antecipou e lançou a candidatura do prefeito à governador, acenando com um futuro promissor ao deputado Mandetta.

A INCÓGNITA é o PSDB. A tática do PMDB seria de evitar atritos com Azambuja pensando no 2º turno. Mas se Azambuja engolir Vander e ir para o 2º turno? Poderia se aliar ao PT e criar uma situação inusitada. Surpresas acontecem.

RESTA ao PT fomentar a dissidência tucana e a pulverização das candidaturas. Faca de 2 gumes: pode dar certo ou passar imagem de fraqueza. Se o eleitor, que já evita votar em perdedor, pode descarregar o voto no favorito.

MS, Estado do Pantanal ou Estado do Laranjal?
LISTA SUSPEITA Assisti, li as defesas de vários políticos locais inseridos na famosa lista da delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Como a míd...
Dúvida cruel: quem irá nos ‘salvar’ agora?
‘VALE TUDO’ Nesta novela de 1988, o personagem sacana vivido por Reginaldo Farias foge com a mulher e, na cabine do jatinho, dá uma ‘banana’ debochad...
Os estragos da tornozeleira nas eleições de 2018
DEGRADAÇÃO Também aqui as notícias sobre as atividades dos políticos cada vez mais inseridas no contexto policial. As diferenças apenas no ‘modus ope...
PMDB – protagonista ou coadjuvante em 2018?
“SUTIÃ DE ITU” Só ele para abrigar essas tetas. São 304 sindicatos de empregados no MS, 15.007 no Brasil. Se o parâmetro para aferir o progresso do P...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions