A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


23/12/2011 11:00

Amplavisão

Manoel Afonso

BALANÇO A reforma tributária e a reforma política foram adiadas mais uma vez no Congresso. Pesquisei e não achei uma só matéria que atendesse a grande aspiração da população. A tal ‘Lei das Palmadas’ é o retrato do Congresso.

MESMICE De um lado a oposição, sem consistência e lideranças de peso. De outro os parlamentares interessados em defender o Governo, mas cegos pela obsessão de levar vantagens eleitoreiras. Continuam pensando no varejo.

O GOVERNO pensa eleitoralmente. E só. Vai empurrando com a barriga de olho nas eleições de 2012 e 2014. A exemplo de FHC e Lula, Dilma não tem interesse em tentar agregar as forças políticas num projeto nacional. Tem medo.

QUESTÕES: É certa a carga tributária e a distribuição destes recursos aos Estados e cidades? O Governo gasta certo na saúde e educação? A Previdência está no caminho certo? O sistema eleitoral que aí está passa que tipo de confiabilidade?

OS PARTIDOS perderam a credibilidade. Viraram siglas de aluguel que atendem a interesses pouco confiáveis. Os acordos às vésperas das convenções passam pelo ‘boca do caixa’ e promessas de vantagens e cargos. Uma vergonha!

INCOERÊNCIA Se Lula bateu duro no esquema da reeleição de FHC, também não implementou as reformas. Ficaram no palanque. A ‘governabilidade’ via ‘Mensalão’ e o ‘acerto com Sarney e cia’ desnudou de vez o PT.

O DISCURSO do PT é outro: optou malandramente pelo ‘partido do desenvolvimento e inclusão social’. Nenhuma alusão a moral/honestidade na administração pública. Mas não se constrói um grande país apenas com cestas básicas.

DILMA Segue o manual deixado por Lula. Joga para a torcida, mas faz vista grossa para as bandalheiras. Os ministros só caíram graças a carga pesada da imprensa. Repito: ela é hoje o único reduto oposicionista confiável aos olhos da opinião pública.

FRASES POLÍTICAS: “Povo é bom visto do palanque. Bom não é ser governo. É ser amigo do governo. A luz que vai na frente é a que clareia mais. Opinião pública é cheque sem fundo. Falar não sei, mas sei dizer.”

MOKA não decepcionou neste primeiro ano de mandato no Senado. E mais: com 7 anos pela frente, terá bom tempo para costurar com calma e habilidade seu projeto pessoal. Detalhe: ele continua forte dentro do PMDB.

O TIROTEIO continua. O CNJ em confronto com entidades dos magistrados. As acusações são de arrepiar. Num país onde o processo do Mensalão cairá na prescrição, nada pode ser levado a sério. A exceção é o ‘jeitinho brasileiro’.

DÚVIDAS Será que a redenção do futebol no MS passa pela transmissão direta dos jogos pela televisão? Será essa alternativa não diminuirá ainda mais o número de torcedores nos estádios? Sinceramente, estou pagando pra ver!

MUDANÇAS-1 Quantos cartões de ‘boas festas’ você recebeu? Pois é! Eles tomaram o mesmo rumo das cartas manuscritas: viraram raridade. Prova que as relações humanas estão se tornando cada vez mais impessoais. Não é?

MUDANÇAS-2 Curtir as férias na casa dos parentes é página virada. Eles estão cada vez mais ‘distantes’, com outros planos e sem tempo para as obrigações de anfitrião. Férias na ‘casa dos tios’, nunca mais. Só em livros de memória.

MUDANÇAS-3 Por razões diversas, as casas diminuíram, a família também. Temos agora uma geração sem muitos primos, sem aqueles laços familiares tradicionais. Os jovens vão sentir falta disso lá na frente, em outra fase. Se vão...

MUDANÇAS-4 No passado os clubes ficavam lotados com o tradicional baile do ‘Reveillon’. Era o evento charmoso, emblemático até. Hoje isso acabou: a família se dividiu e cada qual com sua ‘tribo’, na praia e baladas.

PREOCUPA A facilidade do crédito fazendo vítimas. Pessoas inexperientes se iludem e acabam piorando a sua situação. Os empréstimos aos aposentados, por exemplo, tem-se mostrado mais nocivos que benéficos por várias razões.

AS NOTÍCIAS mostram filhos e netos ‘mamando’ na aposentadoria dos ‘velhos’. Além disso, esses ‘folgados’ também ficam com o dinheiro obtido com empréstimos consignados em nome dos titulares da aposentadoria.

CALMA LÁ! Parentes de vítimas criticam o ‘indulto natalino’. Ora! O beneficiado tem que esperar preso o processo que demora até 6 meses e o benefício não pode ser confundido com a chamada ‘saída’ de Natal. Entendeu?

A OPINIÃO pública é implacável com infratores da lei e se depender dela o ‘apenado’ terá poucas chances de se recuperar. Mas lembro: temos 500 mil pessoas nas cadeias em condições que deixam a desejar. Qual a outra saída?

REFLEXÕES:“Não se iluda, nada muda se você não mudar. O melhor livro de moral é a nossa consciência. O esquecimento é o adubo que nutre a impunidade. O ilícito não adquire legitimidade graças ao decurso de prazo.”

O QUADRO Sai a imagem Papai Noel, entra o clima preocupante: a exaltação ao consumismo, a confusão nas rodoviárias, o apagão aéreo, engarrafamento nas rodovias, aumento de acidentes e de suicídios. E o aniversariante, esquecido!

FELIZ NATAL...PAZ E MUITA SAÚDE EM 2012!

MS 40 anos: faltou competência política
BALANÇO Não perdemos para Cuiabá de Julio Campos e cia, mas pela incompetência de nossos políticos. Focados na luta pelo poder, não investiram na boa...
Incógnita, o voo político do dr. Odilon
CESARE BATTISTI O presidente Michel Temer (PMDB) ganhará pontos se extraditar o terrorista italiano que o ex-presidente Lula (PT) afagou com refúgio ...
Discurso de campanha vale mais que o programa
RABUDAS No episódio do ex-senador Delcídio do Amaral ( ex-PT) o Senado não lhe deu qualquer chance e cassou-lhe o mandato por quebra do decoro. Já ne...
Delação Premiada também no MS?
DELAÇÃO Lembra o verbo delatar, que no fundo é o mesmo que caguetar, uma palavra pouco usada por não soar bem aos nossos ouvidos. Também tem tudo a v...



Em primeiro lugar ti desejar um ano novo com muita saúde e paz. Olha quero apenas ti dizer o seguinte, sou seu fã....Gosto de tudo que vc escreve , vc sabe das coisas, vc conhece a verdade da politica. Abração para todos seus leitores...Luiz.
 
Luiz Correia em 28/12/2011 10:51:18
Amigo Manoel que em 2012 tenhamos grandes conquista um grande abraço
 
Eduardo rocha em 28/12/2011 08:32:56
Manoel Afonso, após o advento da internet, as cartas manuscritas passaram a fazer parte da historia; cartões de Natal? Sòmente os saudosistas como eu, ainda insiste em lembrar dos parentes e amigos com éssa agradável relíquia, uma saudável troca de mensagens que faz muito bem ao espírito; embora a demora da entrega pelos correios, é gratificante recebê-los. Um Feliz Natal à vc e seus leitores.
 
bene rodrigues costa em 27/12/2011 10:39:20
Esta sua ultima frase, fechou com chave de ouro, mas vc devia ter deixado uma outra pergunta aos seus leitores. Quem é o aniversariante? Tenho certeza que inumeras pessoas iriam dizer: "Papai Noel"!
Se os nossos futuros natais, forem desse jeito, não tenho dúvida, será cada vez mais triste natal.
Estimos ano bom para você e todos os seus familiares.
 
Pedro Medeiros em 24/12/2011 08:40:51
Desejo um feliz Natal ao colunista Manoel Afonso e aos leitores dessa coluna, e que em 2012 tenhamos um belo ano, e saibamos escolher nossos representantes para os executivos e legislativos de nossas cidades.
 
Paulinho Barbosa em 24/12/2011 01:04:27
o manoel velho amigo,,passei pra deixar um forte abraço...fiquei feliz em reencontra-lo saude e paz...parabens vc esta com jovem..espiritualmente e fisicamente.....feliz natal
 
miltinho viana em 23/12/2011 09:23:17
Isso mesmo Manoel Afonso, lembram de tudo menos no aniversariante.
Quando se vive em um Pais onde tudo é obrigatório, menos ser honesto e ter responsabilidade, o resultado é esse que ai esta.
Bom Natal e Paz e Saude no ano de 2012.
 
Antonio Marques em 23/12/2011 05:14:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions