ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Manoel Afonso

Amplavisão

Manoel Afonso | 24/12/2010 13:30

APLAUSOS ao bispo Manuel Cruz: ao recusar do Congresso a comenda D. Helder lembrou o aumento salarial de 61% dos congressistas, enquanto o sistema de saúde é vergonhoso, incompatível com os princípios cristãos.

LUIZA ERUNDINA: “...perguntem ao povo e contribuintes, sobre quem pesam os altos tributos, o que eles acham deste absurdo e inaceitável reajuste salarial dos representantes do povo...” (trecho de seu discurso no Congresso)

“...AQUELES que não querem aprovar, devem doar a diferença aos asilos de Brasília. Há muitos asilos e Apaes que precisam destes recursos. Muitos dos senhores precisam dos recursos para sobreviver...”(do discurso de Abelardo Camarinha-SP)

PENSANDO BEM: O salário dos parlamentares não quebra o país. A revolta é contra a rapidez no trato do aumento e a morosidade na apreciação de problemas crônicos, como da saúde. Sobra corporativismo, falta sensibilidade! Não é?

“ENGRAÇADO” Lula perdoa dívidas de outros países, faz concessões generosas e até empresta dinheiro ao FMI. Pera aí! Se o país está nadando na prosperidade não dá pagar melhor os médicos e equipar os hospitais sucateados?

O RACIOCÍNIO acima não é de intelectual. Qualquer um de mediana inteligência questiona essa incoerência. Infelizmente temos uma oposição que não bate na mesa, não fala como manda o manual do bom político.

GOVERNADORES tucanos, por exemplo, já tiraram o corpo fora. Disseram que não é papel deles fazer oposição ao Planalto. Estão preocupados com os recursos federais, como se isso não fosse direito de cada Estado. Cagões!

VERGONHA! Leio jornais, sites e assisto TV – mas não vejo contundência na fala da oposição. Brizolla e Jefferson Peres devem estar se revirando nos túmulos diante de tanta subserviência desta anêmica oposição que só diz amém.

PERGUNTA-SE: Os efeitos da coligação partidária termina com a eleição? O partido tem supremacia de direitos do mandato do candidato nele abrigado, mesmo contra os efeitos da coligação em que ele se elegeu?

A QUESTÃO promete, devido a interpretações divergentes dos tribunais e juristas da área. No fundo, no fundo, tudo isso é resultado da falta de uma legislação permanente, consolidada, que regulamente a delicada matéria.

A CLASSE política é o supra-sumo da incoerência. Parece não ter interesse em mudanças: quanto mais bagunçada melhor. FHC e Lula empurraram com a barriga, mas não fizeram a reforma. Dilma - deve seguir essa trilha.

ARTUZI Assisti e comentei sua entrevista na Record. Sua fala não tem consistência, não encontra amparo nas provas contra ele. Precisa sair de cena para não atrair mais a indignação de seus ex-eleitores. É melhor ficar no seu sítio.

NO EPISÓDIO de Dourados, o governador André mostrou mais uma vez competência em matéria de articulação. Pouco a pouco as pedras foram encaixadas e a candidatura de Murilo viabilizada, para sorte da população douradense.

CONCLUSÃO: era preciso resolver essa eleição. O pleito de 2012 é outra conversa, outro cenário que não se discute agora, momento delicadíssimo. Abrir mão de disputar é sinal de grandeza e coerência que pode render frutos lá na frente.

QUESTÕES: Como Lula administrará seu próprio ego? Fora do poder tentará atrair os holofotes, dividindo a atenção com Dilma. A mídia irá ouvi-lo sempre? Não deixará Dilma de saia justa com suas costumeiras observações?

OS OBSERVADORES prevendo situação esdrúxula, onde a sucessora corre o risco de ficar em segundo plano em relação ao antecessor. Se o dedo de Lula ficou visível na formação do ministério, imaginem no “andar do caminhão”.

O MINISTÉRIO da Dilma é a cara do Lula; o PT com 17 dos 37 ministérios. Indago: precisamos mesmo de tantas pastas? Um condomínio político para garantir a governabilidade e distribuir benesses aos caciques. Ou não?

EXEMPLO: Edison Lobão é jornalista, em matéria de energia só consegue trocar uma lâmpada. Mas ele representa os interesses do Sarney, que assim fica municiado para amansar seus “pupilos do Senado e do norte-nordeste”.

PÉROLAS A fala do futuro ministro da justiça, José E Cardozo, é digna de constar do folclore político. Disse por exemplo que Zé Dirceu foi injustiçado no episódio do Mensalão. Deu para antever o que vem por aí. De leve...

PREVISÕES: Se Lula inaugurou obras inacabadas, deu aumentos e liberou dinheiro em ano de eleições, Dilma deve fechar a torneira. É preciso ir devagar, não fazer dívidas e nem assumir compromissos pesados para 2011.

O BRASILEIRO é incorrigível, não aprende apesar das “porradas” que leva. Neste final de ano tem gente comprando o que não precisa, avançando o sinal, postando-se como cidadão de 1º Mundo. Depois, não adianta chorar.

ARREMATE Ufa! Conseguimos chegar vivos e saudáveis. No balanço do ano, nada a reclamar. É preciso olhar para traz! Hora de agradecer a Deus pela vida, orar e desejar Feliz Natal e bom 2011 aos leitores. Viva a vida!

Nos siga no Google Notícias