ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Manoel Afonso

Amplavisão

Manoel Afonso | 25/11/2011 11:00

O EXERCÍCIO da imaginação oxigena o ‘universo político’. A decisão do TRE em cassar o diploma de 3º suplente de Rigo agita os neurônios com projeções baseadas em candidaturas de deputados estaduais no pleito de 2012.

O EFEITO RIGO beneficiará Luiz Akira (18082 votos) do DEM, partido da coligação ‘Amor Trabalho e Fé’ composta também por PMDB, PR e PSDB. Pela ordem de votação, Akira fica agora apenas atrás do 1º suplente Youssif.

NA HIPÓTESE de candidatura vitoriosa de Onevan em Naviraí, a vaga seria de Youssif (20.765 votos), do PMDB. Se Tita (PPS) virar prefeito de Paranaíba, assume Osvane Ramos (11.223 votos), do PT do B e da mesma coligação.

IDÊNTICA regra se aplica na hipótese de Paulo Duarte se eleger prefeito de Corumbá. Neste caso quem assume é Lídio Lopes- PP – 1º suplente da coligação ‘A força do Povo’, encabeçada pelo PT e que obteve 18.285 votos.

DURANTE os 4 anos de uma legislatura tudo pode acontecer. Impossível manter a composição inicial. As acomodações políticas através de secretarias e órgãos são freqüentes, sem contar os casos de morte e cassações.

‘PÉS NO CHÃO’ George Takimoto confidenciou ao ex-deputado Walter Carneiro que não vai disputar a prefeitura de Dourados. Gosta do parlamento; segue a equilibrada filosofia oriental, onde’ tudo tem seu tempo e lugar’.

A SITUAÇÃO anda tão complicada em Dourados que Murilo, mesmo com suas limitações, pode se reeleger. O discurso ‘acabou a roubalheira’ pode pegar. Agora não se sabe: Murilo vai suportar o caro ‘pedágio’ cobrado pelo PT?

CASA NOVA Nonatinho saiu do PP e filiou-se ao PSL que no pleito de 2010 obteve 42 mil votos no MS. Ele assumiu o diretório da capital, onde o partido tem 42 pré-candidatos à vereança, entre eles: A. Bueno, Amarildo e R. Oshiro.

‘ENTRE ASPAS’ “Quando um homem é feliz?”, indagou Laucídio Coelho ao genro Antonio. “Quando ele estiver rico como o senhor” – respondeu. “Ele é feliz quando for alegre/satisfeito com o que tem, seja muito ou pouco” – retrucou.

“AVE CESÁRIO!” 19 anos é tempo demais. A opinião pública apóia Delcídio pela defesa da renovação do comando na FFMS. Aliás, já perceberam como o nosso Cesário engordou no cargo? Manso, ele não vai largar fácil essa rapadura.

RESUMO: Cesário é liso: vendendo a imagem do futebol-‘abacaxi’, afugenta eventuais interessados e se fortalece com a CBF. Ela mantém a FFMS pelo voto em Ricardo Teixeira, que se ‘lixa’ pelo nível do futebol do MS. Sacou?

‘NOVOS TEMPOS’ A internet incomoda os governantes de todo o mundo; de países poderosos aos pequenos municípios. É possível postar documentos/denúncias contra eles devido a facilidade deste meio formidável de comunicação.

NO PASSADO era possível implantar a censura e vigiar os meios de comunicação com influência na opinião pública. Dos desmandos na Síria à roubalheira no interior do nordeste, tudo hoje está descoberto. É pau na galhada’.

NO EPISÓDIO do ministro Luppi a internet mostrou sua força. As imagens de sua famosa viagem de avião desmascarou sua versão. Portanto, as autoridades precisam refletir antes de tentar aventuras ilegais. Os tempos mudaram, ‘mano’!

A INFORMAÇÃO não é mais privilégio de alguns; ela vazou os limites das grandes redes de TV – jornais e revistas. Em viagens pelo interior do Estado, por exemplo, fico surpreso o quanto as pessoas estão ligadas no que escrevo.

A NOTÍCIA comparativa entre os gastos com os presidiários e estudantes, mostra as incoerências do Governo. É preciso investir mais no ensino médio, pagar melhor os professores e dar-lhes melhores condições de trabalho. Se não...

DECISÃO da Câmara da capital: a instalação das ‘famosas’ maquinas de distribuição de ‘camisinhas’ nas escolas só será permitida após a realização de cursos educativos preparatórios com participação inclusive dos pais de alunos.

A MATÉRIA tem dois lados: No 1° - o argumento de riscos ao incentivo da iniciação precoce da atividade sexual do jovem. No 2º - a adaptação inevitável do jovem à realidade, dando-lhe melhores condições de se prevenir contra doenças.

PERCEBO a divisão na opinião pública. Vários fatores acabam influenciando; entre elas a idade, formação cultural-social e a religião principalmente. Mas pelo menos o tema foi debatido, deixou de ser tabu e deve ganhar novos capítulos.

PAULO SIUFI gostou da decisão e lembra: “torna-se relevante incluir a família na discussão; ela tem papel preponderante na educação sexual dos filhos; as palestras darão aos pais conhecimento que serão repassados aos filhos”.

O BRASIL pergunta: o ministro - que ‘ama Dilma’- ficará mais por quanto tempo? O Governo vão exigir a devolução da grana afanada ou fica por isso mesmo? Esquecemos o episódio por conta das maracutaias da Copa em Cuiabá?

A NOVELA se repete: “Feliz Natal, feliz dívida nova”. Dá-se um jeito de zerar a situação dos inadimplentes no comercio. Não pagaram os presentes do Dia das Mães, Namorados e das Crianças,mas continuam inconseqüentes.

“A biografia do Sarney precisa ser respeitada” (Lula, em 2010)

Nos siga no Google Notícias