ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Manoel Afonso

Amplavisão

Manoel Afonso | 30/09/2011 10:00

SEM RODEIOS: A criação do PSD - 28º partido - irá beneficiar em que a vida da sociedade brasileira? Vai diminuir o contingente de 82% dos brasileiros que desconfiam dos políticos? O que meu fiel leitor pensa honestamente disso?

A ANÁLISE não se deve fiar no fato do PSD nascer forte com 50 deputados federais e 2 senadores, tornando-se a 4ª. bancada da Câmara. É preciso olhar o perfil e pretensões dos que embarcaram na nova sigla ‘abençoada’ pelo Planalto.

SINAIS Ao dizer que o PSD estará’ aberto a alianças’, os seus dirigentes mostraram a cara de negociadores. Miram os projetos pessoais: Katia Abreu, quer ser governadora de Tocantins e Afif governador de São Paulo, por exemplo.

O CASO de MS. Sem espaço no PMDB de André e sem identificação com o PT, Antonio João tenta mais vez se inserir no cenário político. Ex-suplente de Delcídio, se deu mal no PTB, o que lhe rendeu desgaste e críticas de bastidores.

O CRITÉRIO ‘fechado’ do diretório do PSD espantou eventuais pretendentes de peso. Restou pelo menos, a certeza da fidelidade dos membros da Executiva ( maioria de parentes e funcionários) aos projetos do seu ‘cap’.

AGORA, Antonio João tem a oportunidade de tentar se eleger prefeito, para por em pratica o discurso que tão bem defende como jornalista. Tal qual Caio Júlio Cesar, o desafio inicial será ‘atravessar o Rubicão’. E ele, ao menos tentará?

A CORRIDA é geral. Lideranças políticas tentam ocupar os espaços disponíveis até o próximo dia 7. Os mutirões de filiações no interior e capital se intensificam. Etapa importante para formação dos ‘times’ rumo ao pleito de 2012.

SURPRESAS No saguão da AL fala-se que os partidos tem procurado atrair nomes de prestígio entre empresários, profissionais liberais e educadores. As novas 8 vagas na capital, por exemplo, tem sido um argumento sedutor convincente.

‘ESTRANHO’ As greves dos Correios e bancários ‘ignoradas’ pelos petistas na Câmara Municipal e AL. A situação agora é outra; eles mudaram de lado. Mas lembro: Zeca começou fazendo piquete em porta de banco.

A TÁTICA é concentrar as críticas nas esferas estadual e municipal, desviando-se de temas desgastantes ao Planalto. No episódio da superintendência do Incra, por exemplo, os petistas insistiam em minimizar o problema. Tem dó gente!

‘PAÍS BONZINHO’ Ingleses prenderam Ronald Biggs após 40 anos do crime. Aqui, Maluf e mulher (mais de 70 anos) beneficiados pela prescrição no crime de formação de quadrilha. E mais: acolhemos o assassino italiano Battisti.

ALÍVIO Ex-vereador Poppi comemorando: se os moradores próximos a Praça Aquidauana ficaram livres do barulho dos ‘dogueiros’, nada mais justo a adoção do mesmo critério ao entorno do Parque de Exposição da Acrissul.

PESQUISA-1 ‘ Ipems-Radio Capital-Campo Grande News’ avaliando Nelsinho e André. O índice de aprovação deles superou 66% e Nelsinho recuperou-se à partir de maio, saltando de 52,87% para 66,5% em setembro.

A AVALIAÇÃO positiva de André pulou de 59,8% em julho para 66,2% em setembro, com a desaprovação caindo de 10,73% em março para 9,6%. Na capital atingiu a marca de 86,13% como ‘bom e ótimo’, contra 65,17% no interior.

PESQUISA-2 ‘Ícone-FM Cidade-D.Digital’ avaliando a Câmara da capital. Mais de 50% não se lembra em quem votou em 2008; 88,6% não se recorda de qualquer lei que tenha tramitado naquela Casa. Que falta de memória!

NA ANÁLISE dos itens respondidos conclui-se: o eleitor é desinteressado e alienado politicamente. Evidente: os vereadores se frustram porque se esforçam para que suas ações reflitam positivamente no dia a dia da população.

AS RAZÕES desse quadro são várias. É preciso insistir sobre a importância da política na vida do eleitor. E ainda destaco aqui os vereadores apontados como os melhores na pesquisa: Magalli Picarelli, Paulo Siufi e Vanderley Cabeludo.

ARREMATE Pesquisa é o instrumento usual para se aferir produtos, profissionais, marcas, atividades e tendências do cidadão. É o retrato atual na ótica do pesquisado. Sua aplicação na política não pode ser ignorada. Concordam?

O RECADASTRAMENTO tem motivado a visita de ex-parlamentares à Assembleia. Casos recentes de Armando Anache, Valter de Castro e de Cecílio Gaeta, hoje morando em Nobres (MT). Cada qual com sua pontinha de saudades.

PETISTAS denunciam: a imprensa é ‘golpista’. Aliás, é a mesma que denunciou Collor e PC Farias, por exemplo. Ora! as irregularidades no Governo atual, noticiadas pela mídia foram comprovadas. O Zé Dirceu precisa ‘se mancar’.

A PELEIA entre o STF e o CNJ para ou continua? Mas a imagem da Justiça continua ruim aos olhos da sociedade. Seus prédios luxuosos remetem-nos aos castelos da Idade Média, onde o povo era só um pequeno detalhe. Menos, please!

ALERTA! Dólar disparando, excesso de devedores na praça, carros e apartamentos sobrando e os juros bancários pela hora da morte. Um quadro preocupante que leva-nos a recomendar cautela neste período de final de ano. Portanto...

“FALTAM 3 ANOS, 12 ESTÁDIOS E UMA SELEÇÃO”. (anônimo)

Nos siga no Google Notícias