ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Manoel Afonso

Bernal ou Lúdio?

Manoel Afonso | 18/10/2013 14:11

ROUBALHEIRA Começou 8 meses antes da Copa da esperteza. Hotéis com preços superfaturados em 500% e passagens de avião em 300%. Os 600 mil estrangeiros vão sentir a nossa ‘hospitalidade’. O dilema: ficar em casa ou encarar essa guerra?

VIOLÊNCIA Se não bastassem os riscos nas cidades sedes à mercê da bandidagem, existe a ameaça do PCC chantageando para que seus líderes não sejam mandados para o Regime Disciplinar Diferenciado. Portanto, tudo pode acontecer na Copa.

OBESOS A matéria da Globo, embasada em dados oficiais, incentivou a pecha de que moramos na capital dos gordos. Mas será que isso ajudará na conscientização de que as pessoas precisam rever postura e hábitos? Pelo visto levaram na brincadeira.

A PROPÓSITO Causou indignação entre os deputados da Assembleia a decisão do TJ-MS em derrubar a lei proibindo a venda de salgadinhos e congêneres nas escolas. É aquela história: desde cedo se aprende a comer errado. A fatura virá no futuro.

DESPRESTÍGIO Para Amarildo e Marcos Trad, as interferências do Executivo e Judiciário esvaziam o papel do Legislativo, que é de fiscalizar e criar leis. Como ficam a harmonia e a independência dos poderes preconizada por Montesquieu?

FLORIANÓPOLIS adotou a ‘Lei Saudável’ e a reportagem da Globo mostrou toda resistência inicial que foi superada através da conscientização de pais inclusive. Vamos continuar na contramão da lógica? Depois reclamam do nosso atraso!

BIOGRAFIAS É certo que escrevam sobre sua vida sem sua autorização? O C. Civil (art. 20) preserva a intimidade, mas a Constituição garante a liberdade de expressão. A solução por acaso seria o STF declarar a inconstitucionalidade do artigo?

IRONIA Na Ditadura, Chico, Caetano e outros pregavam abertamente: ‘é proibido proibir’, numa cruzada contra a odiosa censura. Lembra? Agora recorrem à justiça para impedir a divulgação de suas biografias que não autorizaram. Complicado.

DESCRÉDITO Todo dia um fato novo para piorar a imagem dos políticos. A notícia de que dois mil vereadores e prefeitos continuaram recebendo os benefícios do Bolsa Família mostra que a safadeza não discrimina os pobres dos ricos.

‘BONS NEGÓCIOS’ O presidente da OAB-MS insiste em usar a entidade para se defender em novo texto na mídia. Ele ‘conseguiu’ galvanizar a oposição e desagradar companheiros inclusive. O clima está tenso nos altos da Mato Grosso.

LIDERANÇA que se consolida com equilíbrio e humildade. No ‘café amigo’ com o prefeito Luiz Felipe e ouvindo as pessoas de Chapadão do Sul, aferi a sintonia saudável por mais progresso, sem a perda de valores e qualidade de vida. É por aí.

REPETINDO Outra cidade que disparou é Alvorada do Sul. Um eldorado para quem acredita no futuro em qualquer área de atividade. As coisas lá estão acontecendo muito rápido. Aliás, Lúdio Coelho elogiava muito sua localização e potencialidade.

‘INTERESSANTE’ A disposição de PT e PSDB em se unirem em MS revela uma das muitas facetas do curioso sistema político-partidário. Cada qual com seus argumentos e interesses, cabendo ao eleitor o dever e o direito da leitura do quadro.

BERNAL Contará com apoio do PT e PSDB até quando? Se continuar no posto terá como garantir espaços para esse pessoal e ganhar novo fôlego. Se cair pode virar uma companhia desagradável, já que avalizaram sua chegada ao poder.

DÚVIDAS: Continuando no cargo Bernal criaria um conselho político (mas quem?) e renunciaria ao estilo ‘L’État c’est moi’ criado por Luiz XIV? Os políticos tarimbados e com crédito não aceitariam a espinhosa missão por conhecer a realidade.

A APOSTA Bernal imagina que se tornará uma vítima da injustiça e dos adversários, com o povo nas ruas – à exemplo de junho – ou nos comícios das ‘Diretas Já”. Ora! A situação chegou a esse ponto graças a sua inabilidade e prepotência.

CRÍTICAS Têm vindo de todas as lideranças, inclusive de Delcídio, Azambuja, Zeca e agora do próprio vereador Chocolate, tido como seu fiel escudeiro. Mas agora o caso deixou de ser político como se alegava e chegou à Justiça. O jogo é outro.

DELÍRIO Bernal se postou como o ‘enviado’ para salvar a capital do caos. Blefou: sem amigos e grupo, não agrega e não conseguiu montar uma equipe até aqui. Falta-lhe estatura que o cargo exige. O vereador Chocolate tirou-lhe a máscara.

COMPARANDO: A postura de Ludio está presente em nossa memória. Simples no falar e no agir - PHD em sabedoria, perguntava com naturalidade. Sem recalques pessoais, se impunha pela cordialidade, não pelo autoritarismo e ameaças.

BOA NOTÍCIA O Brasil tem 1.277 emissoras de rádio AM e 2.964 FM. No dia 7 de novembro Dilma assinará ato oficializando a migração das AM para a FM, atendendo a um velho apelo da classe prejudicada pelas distorções do sistema. Aleluia.

NOTA 10 “Porque estamos indignados?” No seu recente livro o advogado Luiz Flávio Gomes mostra: o consumismo não melhorou a nossa qualidade de vida. Geladeira cheia, casa repleta de eletrodomésticos, mas falta saúde, segurança e ética.

UM PERIGO Como confiar num diploma de médico originário de alguns países onde tudo é falsificado? Com essa tecnologia disponível a falsificação se aperfeiçoou. Esse programa ‘Mais Médicos’ precisa cuidar para não habilitar picaretas.

“Eu não me aposentei da política, muito pelo contrário.” (José Serra)

Nos siga no Google Notícias