ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Manoel Afonso

Discurso de campanha vale mais que o programa

Manoel Afonso | 29/09/2017 08:22

RABUDAS No episódio do ex-senador Delcídio do Amaral ( ex-PT) o Senado não lhe deu qualquer chance e cassou-lhe o mandato por quebra do decoro. Já neste caso do senador Aécio Neves (PSDB) mudou de postura. As velhas raposas, até do PT, se uniram temendo ser as próximas vítimas de decisões do STF. Cuidam do próprio rabo. A gritaria no senado não passa de apego a impunidade, que havia antes da Lava Jato.

‘ORGULHO’ Pesquisa do Banco Mundial mostra que entre 137 países, o Brasil possui a população que menos confia nos políticos. No item corrupção só perdemos para a Venezuela, Paraguai, República Dominicana e Chade. No item educação primária outro desastre: estamos em127º lugar. Os políticos - fingem ignorar os tristes números.

A NOVIDADE Desde que deixou o Tribunal de Contas do Estado em 2014 existem especulações sobre a volta do ex-deputado Cícero de Souza à política Agora não ficará só na ameaça e após se filiar ao PTB, é certa sua candidatura a deputado estadual. Com trânsito na classe ruralista e boas relações em dezenas de municípios, é nome forte.

SABIDO Ele não frequenta muito a tribuna e não se envolve em questões partidárias com os colegas de parlamento. Mas o deputado Marcio Fernandes (PMDB) promete ser o mais votado em 2018. O seu projeto ‘Jovem Empreendedor’ agrega e agrada os jovens nas cidades onde é realizado. Ele optou por uma formula interessante de fazer política.

PARTIDO VERDE No seu jornal o ex-vereador Marcelo Bluma pede mudanças na política local. Mas lembro: o PV perdeu o monopólio da ecologia e não se compara ao PV da Alemanha. Sarney Filho (PV) é ministro do Meio Ambiente sem prestígio. No Decreto da ‘Renca’, ele confessou: “fui pego de surpresa”. Apesar de seus 7 deputados
federais o PV continua invisível.

BRINCADEIRA Na busca de votos o Planalto apoia o Plano de Seguridade Social dos Congressistas. Os benefícios: aposentadoria integral, averbação dos mandatos anteriores com benefícios da paridade, acúmulo de benefícios acima do teto legal, pensão integral em caso de morte e custeio das aposentadorias por conta da União. Na outra ponta o
Planalto quer a reforma da Previdência que reduz direitos dos demais brasileiros. Pode?

REPETECO? Um senador, um almirante e políticos malandros desafiaram o presidente Marechal Floriano em 1892. Ele mandou prende-los - avisando: “vão discutindo, que eu vou mandando prender”. Ruy Barbosa impetrou um habeas corpus no STF para soltá-los. Indignado, Floriano advertiu: Se os juízes soltarem os políticos, eu não sei quem amanhã lhes dará o habeas corpus de que, por sua vez, necessitarão”.

O EPISÓDIO pode se repetir, pois o povo indignado com tanta sacanagem dos políticos e complacência do STF com eles , pode buscar um novo ‘Floriano’ para mandar botar esse pessoal na cadeia. Daí que o deputado Jair Bolsonaro ( Patriotas) é figura presente em todas as pesquisas com seu discurso contra o que está aí.

O ELEITOR tem leitura própria deste episódio envolvendo o STF e o senador Aécio Neves (PSDB). Ele não se atem ao aspecto jurídico ( legal) que favorece o político. Sua visão é no campo moral. No seu imaginário estão as imagens do dinheiro recebido e os diálogos entre o senador e o pessoal do Friboi. Para o brasileiro comum – p...da vida –
Aécio, a exemplo de tantos outros políticos, deveria estar sim na cadeia.

INOCENTES? Essa proximidade e envolvimento dos políticos com personagens suspeitos em episódios de corrupção não devem ser considerados pelo eleitor? Como acreditar na versão do ex-presidente Lula (PT) no caso do apartamento e recibos? A mentira tem dedo curto! E as malas do ex-ministro Geddel Vieira Lima caíram do céu?

NO BRASIL As leis que compõem o ordenamento jurídico, sob a égide do conceito da obediência as regras e rito processual, ajudam os políticos . A instituição do escabroso foro privilegiado para autoridades é bem parte disso. As firulas da defesa desembocam na prescrição dos seus crimes. Aí - é só sair e comemorar a ‘inocência’.

LAMENTÁVEL Por tudo isso é certo que nas próximas eleições teremos esses personagens, suspeitos ou processados, disputando cargos por esse país afora. O percentual deles – no Congresso Nacional por exemplo – é assustador. Aliás, é de fazer rir a manifestação deles proclamando sua inocência quando citados na Lava Jato.

O JUDICIÁRIO também faz o ‘jogo’. O ministro Fux posou de moralista no caso de Aécio, mas quando sua filha ( hoje desembargadora) disputava uma vaga no TJ do Rio de Janeiro – deu a liminar concedendo auxílio moradia aos magistrados. O caso lembra o Evangelho, onde Matheus sugeriu ao hipócrita a tirar as traves do próprio olho antes
de apontar o cisco do olho do vizinho. Não escapa ninguém.

LÍDIO LOPES Para o deputado estadual do ‘Patriota’, a chegada do deputado Jair Bolsonaro ao partido, ao contrário do que se propaga, trouxe mais otimismo e tem atraído adesões de novos segmentos e lideranças. Apontando para as pesquisas, Lídio acredita que Bolsonaro é nome certo para o 2º turno em 2018 com o discurso que
agrada.

O DISCURSO Na pratica é mais importante do que os programas que a maioria do eleitorado nem conhece. O discurso tem emoção que o eleitor tanto gosta. É igual a música ‘dor de cotovelo’ que arrepia. Num ambiente corrupto e de pouca gente que convence, Bolsonaro avança com respaldo nos 43,1% dos eleitores consultados e
favoráveis a volta do regime fardado em pesquisa do Instituto Paraná com 2.540 eleitores entre 25/28 setembro.

A QUESTÃO do discurso merece ser analisada em termos locais, pois a eleição presidencial acabará refletindo ou influenciando nos pleitos estaduais. O eleitor deve usar igual critério nos dois casos. Neste ambiente pela moralidade quem tiver manchas ou for suspeito tende a ser rejeitado pelo eleitor. Chance para novos postulantes.

LEGAL MESMO Publico com prazer a notícia de que o vereador Vinicius Siqueira (DEM) da capital prepara-se para proferir palestra sobre corrupção na Universidade Federal. Ele sabe - o fato aumentará ainda mais sua responsabilidade na vida pública que está iniciando. Qualquer deslize de sua parte terá efeito devastador. Em frente.

‘VAQUINHAS’ Solidariedade ao crime ou ao criminoso? Colegas de trabalho de um agente penitenciário homicida na capital se juntam para pagar seu advogado. Ele estava armado num show artístico. O mesmo gesto ocorreu naquele outro assassinato onde o matador foi um policial da Polícia Rodoviária Federal também em Campo Grande. Os
colegas solidários – em ambos os casos – desprezaram as dores e perdas dos familiares dos assassinados. Tudo tem limites. Para a opinião pública pegou muito mal.

DESGASTES “Faz parte da democracia”, como disse o deputado Beto Pereira (PSDB), mas aos olhos dos empresários e comerciários que foram à Assembleia Legislativa, faltou sensibilidade ao se tentar derrubar o veto do governo ao projeto dispondo sobre o sistema de inclusão dos nomes dos devedores no SPC. Uma lição a ser assimilada.

ELEIÇÕES 2018 Datas que merecem atenção dos pretensos candidatos. No dia 2 de outubro próximo termina o prazo para a troca de domicílio eleitoral para o município que irá concorrer. Já a filiação partidária deverá ocorrer até 2 de abril de 2018. A partir de 1º de janeiro as pesquisas eleitorais devem ser registradas na Justiça Eleitoral.

TUDO IGUAL A badalada reforma política não passou de cascata. As eleições em 2018 serão dentro das regras atuais, o que é lamentável. Com poucos dias pela frente, até mesmo a clausula de barreira e o fim das coligações proporcionais, sob risco de não serem aprovadas. O interesse dos parlamentares concentrado apenas no financiamento da campanha através do cruel ‘fundão’.

‘FUNDÃO’ “Cada um deve fazer campanha com o recurso que tiver. Não é possível tirar dinheiro dos impostos, da saúde, da educação, de projetos sociais, para fazer política. A população não pode ser prejudicada, especialmente num momento como esse, de profunda crise econômica, com 14 milhões de trabalhadores desempregados, quando falta dinheiro para tudo. Isso é imoral”. (Senador Pedro Chaves – PSC)

NA INTERNET: “DIA 31 DE JUNHO – DIA DO PETISTA HONESTO”

Nos siga no Google Notícias